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A abertura do CRES reafirmou o compromisso da educação com a transformação social

Publicado em : 12/06/2018

Fonte : CRES 2018 -

 

Líderes da UNESCO e autoridades políticas da Argentina reafirmaram a importância dos princípios que norteiam a Reforma Universitária de Córdoba

De uma horas começaram a chegar no Orfeo Superdome em Córdoba convidados para a Conferência Regional III em Educação na América Latina e no Caribe CRES 2018, a fim de participar da cerimônia do evento mais importante abertura para o futuro da ensino superior na América Latina no Caribe, que coincide com o centenário do Manifesto Liminar de 1918, documento que redimensionou a visão do ensino superior no início do século XX. O ato oficial inaugural teve 3200 atores do ensino superior, entre eles acadêmicos, trabalhadores, estudantes, associações profissionais, centros estudantis, centros de pesquisa, sindicatos, organizações governamentais e não-governamentais da região.

Francisco Tamarit, coordenador geral do CRES, foi o primeiro a dirigir-se ao público para reafirmar em suas palavras o ensino superior como um direito universal e compromisso público e convidou os jovens "a trabalhar para acabar com a pobreza, nunca com universidades". . Esse deve ser o objetivo do ensino superior em nossa região ".

Stefania Giannini, diretora geral adjunta de Educação da UNESCO, dirigiu-se ao público em espanhol, inglês e italiano. Ele destacou em seu discurso a defesa da educação como um direito humano fundamental e a importância da CRES 2018 para colocar o ensino superior no centro da agenda política dos governos. "Córdoba é o lugar perfeito para essa reunião. O grito de Córdoba deu início a transformações que ainda são necessárias hoje ", acrescentou.

Stefania Giannini, diretora geral adjunta de Educação da UNESCO, dirigiu-se ao público em espanhol, inglês e italiano. Ele destacou em seu discurso a defesa da educação como um direito humano fundamental e a importância da CRES 2018 para colocar o ensino superior no centro da agenda política dos governos. "Córdoba é o lugar perfeito para essa reunião. O grito de Córdoba deu início a transformações que ainda são necessárias hoje ", acrescentou.

Guarani, Wichí, Quechua e mapudungún Pedro Henríquez Guajardo, diretor do Instituto Internacional de Educação na América Latina e no Caribe, UNESCO-IESALC, começou há fragmentos de fala em Inglês e Português que enfatizaram o grande desafio de adotar políticas públicas para enfrentar a heterogeneidade: "Avançamos, mas não o suficiente. Ainda estamos com 48% da cobertura líquida média, que está concentrada em alguns países da região ... somos de fato diversos, mas muito assimétricos ". Ele reconheceu a necessidade de revolucionar o conhecimento para que ele se torne o motor do desenvolvimento sustentável e seja culturalmente apropriado.

O reitor da Universidade Nacional de Córdoba, Hugo Juri destacou como uma missão importante para as comunidades acadêmicas para enfrentar as posições que vêem a educação como um bem individual e convidou a reafirmar os princípios doutrinários da CRES 2008. "Este é um momento histórico Este é o nosso momento histórico ", concluiu.

O Ministro da Educação da República Argentina, Alejandro Finocchiaro, encerrou a sessão de abertura pedindo o fortalecimento da educação superior por meio da coesão social, da promoção da cultura da paz, da integração regional e da internacionalização. Em seu discurso, ele convidou os presentes a retomar o espírito da geração de 1918, a dos jovens que há 100 anos se rebelaram para apresentar suas idéias e democratizar as universidades.

Cultura em defesa da pluridiversidade

O programa inaugural CRES 2018 contemplou a apresentação de três espetáculos especialmente selecionados para discutir questões que serão discutidas na Conferência, como o reconhecimento da diversidade cultural e a necessidade de resgatar formas tradicionais e experimentais como parte das culturas presentes. na região.

Assim, foi apresentado um diálogo entre o tradicional eo experimental através de performances musicais que se misturaram ritmos afro-latinos com outros de origem indígena, representado pela Orquestra Instrumentos de Mundiais e Novas Tecnologias da Universidade Nacional de Tres de Febrero (Buenos Aires, Argentina); Tamboreras Ensamble e Vivi Pozzebón (Córdoba, Argentina) e Charo Bogarín Trío (Buenos Aires, Argentina).

A universidade deve ser refundada

Para encerrar o dia inaugural da CRES 2018 a conferência central ficou a cargo do sociólogo Boaventura De Sousa Santos, com a apresentação "As dores que restam são as liberdades que estão faltando. Continuar e aprofundar o Manifesto de 1918 ", título extraído do documento que removeu as fundações das universidades latino-americanas do início do século XX: o Manifesto Liminar de 1918

De Sousa Santos apontou o capitalismo, o colonialismo e o patriarcado como "As três cabeças do monstro" e a fragmentação da resistência como a grande fraqueza para enfrentar esta condição, "da universidade você pode pensar em articular a resistência", acrescentou. Em seu discurso, criticou a mercantilização da educação e a condição colonizadora da instituição.

Para o cientista social, como ele se chama, é necessário refundar a universidade para ser um espaço de resistência, e retomar o caminho iniciado em 1918 pelos estudantes, "A universidade tem que continuar a pensar universidade, mas não como o universidade de sempre, mas refundada epistemologicamente. É por isso que o inimigo da universidade não está apenas fora, mas dentro, porque não entendeu a necessidade de se articular com outros conhecimentos e conhecimentos ", afirmou.

Ele também falou sobre a necessidade de novos progressos na democratização das universidades, radicalizar a luta pelo direito à universidade "descolonizado" para refundarla como um bem público, para promover a sua parceria com outros níveis de ensino e, especialmente, para lutar pelo direito à universidade.

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