últimas notícias

Notícias

Conape Goiás é lançada na Faculdade de Educação

Publicado em : 10/11/2017

Autor : Ascom Adufg

 

 

Convidados enfatizaram necessidade de união das entidades pela luta de direitos e pela educação de qualidade

A Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) – Etapa Goiás foi lançada na noite desta quinta-feira (09) no auditório da Faculdade de Educação (FE) da UFG. A Conape Goiás é organizada pelo Fórum Estadual de Educação de Goiás (FEE-GO), que é composto por 35 entidades, sindicatos, instituições e associações goianos; e apoiada pelo Adufg Sindicato.

A Etapa Goiás vai ocorrer em dez cidades. A professora Gene Lyra, aposentada do Cepae e presidente do FEE, lembrou que ainda existe a possibilidade de novas cidades aparecerem no cronograma de eventos para os debates e palestras.

O professor Nelson Cardoso do Amaral, assessor especial da reitoria, foi o palestrante da noite. “Me chamaram para falar sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), mas se eu fosse falar sobre isso, estaria falando de um cadáver. Não quero falar sobre algo que não existe mais”. O professor apresentou um panorama da educação brasileira e fazer um paralelo com a situação econômica do País.

A fala de Nelson trouxe gráficos e números importantes do Brasil, que segundo ele são essenciais para traçar estratégias de luta pela educação. Segundo o professor, 5% dos brasileiros mais ricos têm renda mensal equivalente ao mesmo que 95% da população brasileira. “Temos que conhecer a desigualdade brasileira, saber o poder da mídia e quem são as pessoas que ocupam o Senado Nacional”, disse. Ele ainda fez breve análise histórica dos governos brasileiros e as consequências de suas estratégias para a economia nacional.

Mírian Fábia representou o Fórum Nacional de Educação. Segundo a professora, a Conape é um movimento de resistência contra as medidas que têm sido adotadas, desde 2016, pelo atual governo, para impedir a realização do Fórum Nacional de Educação.

A professora Geovana Reis (FE), Diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Adufg representou o sindicato no evento. Ela lembrou a importância dessa união de forças entre essas entidades para que a luta pela educação de qualidade e a manutenção dos direitos dos servidores públicos seja mantida. Geovana ainda convocou os presentes a participarem das manifestações no Dia Nacional de Mobilização em Defesa dos Direitos. Em Goiânia a concentração ocorre na Praça do Trabalhador às 16h. 

Também estiveram presentes à mesa de abertura da Coneape Goiás o professor Alan de Carvalho, do Sindpro; Flávio Ribeiro, do CEE-GO e Sepe; Cláudia Borges de Castro, do Fórum Goiano de Educação para Jovens e Adultos (EJA); professor Geraldo Porfírio, do Frae BC; Lícia Maria de Aissis, do Cedes; Iria Brzezinski, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Esporte e Cultura da Assembleia Legislativa de Goiás, Karlos Cabral; a professora Liduina Arantes, representante do Fórum Goiano de Educação Infantil; a presidente do Sintego Bia Lima; e a diretora da Faculdade de Educação Karine Nunes.

Todos os presentes enfatizaram a necessidade da luta nas ruas pelos direitos dos trabalhadores brasileiros e contra as medidas adotadas pelo atual governo. Em suas falas, diversos convidados falaram a importância da militância e da conscientização pelas redes sociais, mas lembraram que as manifestações e as vozes dos cidadãos e entidades unidos nas manifestações são essenciais para as mudanças nos rumos que o Brasil tem tomado.

 

Remover Filtro

Câmara Municipal de Jataí vota cessão de terreno para Adufg

19/09/2018

Decisão foi votada por unanimidade e deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias

 

Novos docentes, outros desafios

18/09/2018

Ex-presidentes Márcio Florentino e João de Deus relatam os problemas enfrentados por professores recém-chegados à UFG

Estilo de vida pode ser aliado ou inimigo da diabetes

17/09/2018

Nutricionista aponta que o tratamento da doença começa com a adequação à realidade de cada paciente

Relembrando a Mostra Milton Santos

17/09/2018

Evento multicultural promovido pelo Adufg-Sindicato marcou a UFG com convidados especiais e debates temáticos importantes

II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos do PROIFES lançará campanha sobre violência contra a mulher. Faça sua Inscrição!

17/09/2018

Estão abertas as inscrições para Oficina de Nutrição Funcional do Mais Saúde

14/09/2018

A oficina faz parte da terceira edição do "Mais Saúde", que será realizada no dia 24/9 (segunda), a partir das 19h

Professor do ICB lidera artigo publicado na revista Science

14/09/2018

Publicação de alto impacto, liderada por um professor da UFG, qualifica pesquisa na universidade

Entidades debatem a Saúde em Goiás com candidatos ao governo na próxima quarta-feira, 19/9

14/09/2018

O evento é aberto ao público e ocorre a partir das 18 horas, na sede do Adufg-Sindicato.

CT&I é pauta de encontro com candidatos ao Governo de Goiás

13/09/2018

Durante o encontro, todos os políticos receberam a Agenda Goiás, elaborada pela SBPC

Uso do bambu é difundido em Goiás

13/09/2018

Até hoje, já foram descobertas seis novas espécies da planta e feitas várias doações para a comunidade promover o cultivo

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás