últimas notícias

Notícias

Curso de pintura do Adufg preza pela arte e propicia integração entre os docentes

Publicado em : 05/07/2019

Amizade, companheirismo e o contato com a arte são aspectos que definem o curso de desenho e pintura ofertado pelo Adufg-Sindicato. Com turmas semestrais o curso é ministrado pelo professor Alexandre Liah e busca proporcionar momentos de lazer e de cultura aos alunos.

 

A professora Maria Judy é uma das participantes da turma do primeiro semestre de 2019 e viu nas aulas a oportunidade de realizar um sonho antigo ao entrar em contato com a pintura. Segundo Judy, além da produção artística, o contato humano também é uma parte essencial. “Nesse grupo a gente valoriza muito a amizade, a cooperação entre nós. Cria-se um vínculo de amigos porque estamos juntos todas as semanas”.

 

Alexandre Lirah, professor responsável pelo curso, destaca que a maioria das alunas, assim como Maria Judy, nunca tiveram contato com trabalhos artísticos e que a novidade que o curso representa faz parte do planejamento das aulas. Que é voltado para gerar segurança nas alunas. “Eu tento descobrir qual é a habilidade que cada aluna tem para trabalhar em determinada técnica. Então assim, o desenho é dela, a disposição das cores, o tema, a escolha do tema, então eu vou apenas mediando esse trabalho, vou construindo uma aula que ela se perceba e tem segurança para fazer este trabalho”, ressalta Lirah.

 

Sobre as transformações causadas nas alunas pelo conteúdo ministrado, o professor destaca que a imersão no mundo artístico, devido às pesquisas realizadas pelas próprias estudantes e pela produção, é perceptível, inclusive em mostras de arte. “Quando a gente vai a alguma exposição muitas vezes as alunas se identificam com o artista, vão percebendo a técnica, a maneira como os artistas abordam determinados temas, a crítica por trás. Desperta até um senso crítico”.

 

A segurança para produzir e o orgulho do material são partes importantes do processo de aprendizagem e quando agem juntas, são garantia de um sorriso no rosto. E é com um sorriso na face que a professora Maria Judy conta como um de seus trabalhos foi parar na parede de uma de suas sobrinhas: “Eu fiz um quadro, mostrei para ela e perguntei o que ela achava, daí ela disse que ficou lindo, então me entusiasmei, comprei uma moldura bonita e presentei ela com a minha obra de arte”, conta emocionada.

Remover Filtro

Professor aposentado de radiologia da UFG, Ronei Edmar Ribeiro

16/07/2019

Novo presidente da UNE se reúne com diretoria da ANDIFES e discute ações futuras

16/07/2019

Confira principais pontos do texto-base da Reforma da Previdência

16/07/2019 Agência Brasil

Professores que concluíram a pós-graduação poderão solicitar o pagamento das gratificações de incentivo à qualificação e a retribuição por titulação

15/07/2019

MEC quer minguar financiamento das federais

15/07/2019 Ana Beatriz Magno e Ana Paula Grabois - Adufrj

Filho de ex-presidente do Adufg-Sindicato é eleito presidente da UNE

15/07/2019

Iago Montalvão, filho do professor Romualdo Pessoa, é o terceiro goiano a assumir o comando da entidade estudantil

Adufg-Sindicato coloca a Sede Campestre à disposição dos docentes durante o período de recesso

15/07/2019

 

 

Câmara altera 3 pontos da Reforma e análise de destaques continua nesta sexta

12/07/2019 Jornal Estadão

Plenário ainda precisa votar oito destaques da PEC; cálculo para mulheres, tempo de contribuição para homens e regra para policiais foram alterados 

UFG divulga nota oficial sobre possível paralisação no segundo semestre

11/07/2019

Câmara rejeita modificar regras previstas para professores na Reforma da Previdência

11/07/2019

Destaque que reduzia idade mínima para a categoria recebeu 265 votos favoráveis, mas eram necessários 308. 

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás