últimas notícias

Notícias

Dia C da Ciência: instituições de ensino se unem para sensibilizar a sociedade sobre a importância da pesquisa, tecnologia e inovação

Publicado em : 23/10/2017

Autor : Ascom UFG

Universidades, centros e institutos de ensino, ciência e tecnologia de todo o país preparam uma intensa programação para o Dia C da Ciência – uma mobilização nacional para sensibilizar a sociedade sobre a importância das pesquisas desenvolvidas por essas instituições e mostrar como elas estão modificando para melhor o cotidiano das pessoas e do país. O dia 25 de outubro será marcado por atividades em escolas, museus, espaços públicos e ambientes institucionais, desenvolvidas por pesquisadores e estudantes de pós-graduação. A data escolhida está dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que esse ano acontece de 23 a 29 de outubro.

A ideia de mobilização foi apresentada pelo Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Copropi). A iniciativa foi imediatamente incorporada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop). A ideia é que o Dia C da Ciência passe a ser realizado todos os anos. O movimento já possui a adesão de mais de 60 instituições de ensino e pesquisa do país.

Em Goiânia, a abertura do evento será realizada às 8h, no Instituto de Educação de Goiás (IEG), com o apoio das Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Além disso, mais de 60 pôsteres com trabalhos relativos à pesquisa científica, tecnológica e de inovação serão expostos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) no saguão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Simultaneamente, às 10h30, no Auditório Solon Amaral da Assembleia, será realizada uma audiência pública para tratar sobre o tema.

 

Em Goiás

Em Goiás, participam da iniciativa a Universidade Federal de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), Universidade de Rio Verde (Unirv), Instituto Federal de Goiás (IFG) e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A pró-reitora de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Clorinda Soares Fioravanti, explica que a iniciativa é essencial para mostrar à sociedade o que tem sido produzido dentro das instituições de ensino, ciência e tecnologia, tornando a população uma aliada na luta por mais investimentos em pesquisa.

“As universidades e os centros e institutos tecnológicos são responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil. No entanto, esse importante papel desempenhado pelas instituições de ensino superior está ameaçado pelo atual cenário de cortes no investimento público, o que inviabiliza o fomento a ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o modelo de ensino público de qualidade e acessível a todos encontra-se fortemente ameaçado”, considera a pró-reitora. Assim, reverter esse cenário exige não só a mobilização dos pesquisadores, mas também o envolvimento de cada cidadão.

 

Serviço:

Dia C da Ciência em Goiás

Data: 25 de outubro de 2017

Programação completa do evento em Goiás: www.diacdaciencia.org/quemrealiza/

Remover Filtro

Adufg-Sindicato protocola ofício encaminhado ao reitor da UFG

16/01/2019

O documento informa que foi deferida a liminar no Mandado de Segurança sobre o pagamento dos adicionais ocupacionais dos servidores substituídos.

Estudo sobre privatização e mercantilização da educação será apresentado em São Paulo

16/01/2019

Professor do ITA deve ser novo presidente do CNPq

16/01/2019

Governo Bolsonaro deve escolher o nome de João Luiz Filgueiras de Azevedo para encabeçar o conselho

Pausa no atendimento na sede de Catalão

16/01/2019

O funcionário Ottone estará de férias entre os dias 16/01 e 14/02, mas quaisquer dúvidas ou demandas poderão ser atendidas pela sede administrativa de Goiânia

Retire sua Agendas 2019 Adufg-Sindicato

15/01/2019

A UFPR VAI À GUERRA

15/01/2019 Jornal Plural

O Tombo

15/01/2019

Crônica da professora Cecy Curado para o Jornal do Professor

Professor Jamesson Buarque está entre os vencedores de prêmio nacional de Literatura

15/01/2019

Diretor da Faculdade de Letras e poeta foi um dos agraciados pelo Prêmio de Incentivo à Publicação Literária - 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922-2018

Adufg consegue na Justiça liminar contra a suspensão do pagamento do adicional de insalubridade

15/01/2019

Liminar concedida pela 9ª Vara Federal Cível da SJGO saiu na noite desta segunda-feira (14/01)

Morre Guilherme Radel, primeiro presidente da APUB

14/01/2019

Ele tinha 88 anos

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás