últimas notícias

Notícias

Docentes da UFG irão paralisar suas atividades na Greve Geral do dia 14 de junho

Publicado em : 11/06/2019

 

O plebiscito realizado pelo Adufg-Sindicato sobre a Greve Geral contou com a participação de 307 professores. Desse total, 172 (56,21%) votos são a favor de aderir à paralisação da Greve Geral do dia 14 de junho e 130 (42,4%) contra a deflagração do movimento. A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 3 e 10 de junho, por meio de sistema eletrônico do site institucional do Adufg. 

 

No entanto, o Artigo 13, Parágrafo V do Estatuto do Adufg-Sindicato prevê a necessidade da participação nos plebiscitos, de no mínimo 30% dos sindicalizados, ou seja, 778 docentes devem integrar a votação. Diante disso, o Adufg Sindicato não poderá comunicar à Reitoria da UFG, que a categoria fará greve no dia 14 de junho. No entanto, os docentes presentes na última Assembleia, realizada em 29 de maio, já prevendo que este quórum não seria atingido, decidiram aprovar a PARALISAÇÃO da categoria para o ato desta sexta-feira, 14. Informamos ainda, que, a Reitoria será comunicada hoje, 11, sobre a suspensão das atividades docentes nessa data.  

 

O movimento é nacional, integra a agenda das principais centrais sindicais, com apoio da Frente Brasil Popular, e marcará um período de mobilizações e protestos contra a ideia, amplamente disseminada pelo governo de Jair Bolsonaro de que os direitos previstos na Constituição não cabem no orçamento e, portanto, precisam ser revistos. Na pauta, a denúncia ao processo de desmonte do Estado Social, das políticas públicas educacionais e dos riscos de se desconstitucionalizar direitos, acabar com o sistema público e entregar a previdência para o mercado.

 

"Essa luta está em nossas mãos. Nossa participação coletiva é decisiva neste momento que o País tem um ministro da Educação que defende cortes. Além disso, a Reforma da Previdência e seu sistema de capitalização vai onerar os mais pobres. Vamos às ruas para mostrar que não vamos aceitar essas decisões”, afirmou o presidente do Adufg-Sindicato, Flávio Alves da Silva.

 

Democracia 
O dirigente chamou atenção, ainda, para a representatividade e a legitimidade do processo de consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo dos docentes. "O resultado do plebiscito é, antes de tudo, a consolidação de uma forma democrática de consultar os professores e de reforçar o papel das assembleias na medida em que ela inicia o debate, cabendo à direção do Sindicato dialogar com toda a categoria”, afirmou.

 

Para Flávio, “a vitória do Sim reafirma a posição da nossa Diretoria em fazer parte dessa grande Mobilização em defesa da Educação, da democracia e da Previdência Social”. Participaram os professores sindicalizados e não sindicalizados.

 

Confira aqui o documento enviado ao Reitor comunicando da paralisação dos docentes no dia 14 de junho. 

 

Remover Filtro

Observatório do Conhecimento manifesta preocupação com a asfixia financeira a que está submetido o CNPQ

16/08/2019

Docentes atenção: a Subsede de Catalão estará fechada na próxima terça-feira, 20/08

16/08/2019

Observatório do Conhecimento divulga análise Preliminar sobre o Future-se

16/08/2019

“O Future-se é um 'Fature-se' no qual a universidade pública não cabe”, afirma PROIFES na Câmara dos Deputados

16/08/2019

Presidente do ADUFG e diretor da Federação, professor Flávio Alves da Silva, participou da Audiência em Brasília

Professora Heliana de Almeida realiza exposição no HGG

16/08/2019

ImagemArte será promovida em parceria com a artista Neusa del Monte e a abertura está marcada para o dia 20 de agosto, às 19h30

Alego presta homenagem ao presidente da UNE e ex-presidente do ADUFG

15/08/2019

Iago Montalvão e Romualdo Pessoa serão prestigiados em solenidade na noite de hoje 

Marcha das Margaridas reúne 100 mil pessoas em Brasília

15/08/2019

Adufg integrou a maior ação de mulheres da América Latina e auxiliou no transporte das manifestantes 

 

Professora Norma Simão Adad Mirandola lança seu quarto livro na sede do Adufg-Sindicato

15/08/2019

Livro reúne 1.308 frases de para-choques de caminhão e será lançado na próxima quinta-feira, 22, às 18 horas 

O forasteiro e a UFSM

15/08/2019 Marcelo Canellas

Andifes e parlamentares solicitam ao MEC o fim do bloqueio

15/08/2019 Andifes

Expectativa da Associação é de que já no mês de setembro os recursos sejam desbloqueados e descontingenciados

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás