últimas notícias

Notícias

Eleonora Menicucci fala sobre empoderamento da mulher em Goiânia

Publicado em : 08/03/2018

Autor : Ascom Adufg Sindicato

A ex-ministra de Políticas para Mulheres do governo Dilma, Eleonora Menicucci participa no dia 26 de março do Ciclo de Debates sobre Empoderamento da Mulher, promovido peloa Adug Sindicato. Além dela, participam do debate a secretária geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Fátima Silva, e a gerente de planejamento da ONG Think Olga, Joyce Prestes. O Ciclo integra as ações de celebração dos 40 anos do sindicato e acontece no auditório da Faculdade de Letras da UFG, no Campus Samambaia, a partir das 9h.

A palestrante Eleonora Menicucci é socióloga de formação e professora titular de Saúde Coletiva na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi nomeada pela ex-presidente Dilma Rousseff para o cargo de ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres em fevereiro de 2012, durante o primeiro governo da petista. Tem doutorado em Ciências Políticas pela USP e pós-doutorado em Saúde e Trabalho das Mulheres pela Faculdade de Medicina de Milão, na Itália.

Fátima Silva (CNTE) já atuou na Secretaria de Relações Internacionais da Confederação e na vice-presidência da Internacional da Educação da América Latina (IEAL). Segundo Fátima Silva, “a equidade de gênero continua sendo uma agenda permanente. Já avançamos muito, mas novos desafios se apresentam com os ataques sistemáticos de grupos conservadores que tentam reverter direitos históricos das mulheres”.

A terceira participante do debate, Joyce Prestes, é representante da ONG feminista Think Olga, de São Paulo, onde trabalha como gerente de planejamento e líder da Conta Avon. A organização produz conteúdo feminista com o objetivo de empoderar mulheres por meio da informação. “Nossa luta é para que as mulheres possam ter mais escolhas, nunca menos, e também garantir que elas façam suas escolhas de maneira informada e consentida, sem que tenham que pedir desculpas por tais decisões”, explica o site da ONG.

A mediadora do debate é a professora Geovana Reis, diretora de Assuntos Educacionais, de Carreira e do Magistério Superior do Adufg Sindicato. “As mulheres tradicionalmente são tratadas como se não tivessem direito a participar da vida pública, então um espaço como esse do Ciclo leva a mulher a se ver como ativa participante nesse sentido. Esse debate contribui na luta por mais igualdade de direitos e participação na vida pública”, afirma Geovana.

Remover Filtro

Câmara Municipal de Jataí vota cessão de terreno para Adufg

19/09/2018

Decisão foi votada por unanimidade e deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias

 

Novos docentes, outros desafios

18/09/2018

Ex-presidentes Márcio Florentino e João de Deus relatam os problemas enfrentados por professores recém-chegados à UFG

Estilo de vida pode ser aliado ou inimigo da diabetes

17/09/2018

Nutricionista aponta que o tratamento da doença começa com a adequação à realidade de cada paciente

Relembrando a Mostra Milton Santos

17/09/2018

Evento multicultural promovido pelo Adufg-Sindicato marcou a UFG com convidados especiais e debates temáticos importantes

II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos do PROIFES lançará campanha sobre violência contra a mulher. Faça sua Inscrição!

17/09/2018

Estão abertas as inscrições para Oficina de Nutrição Funcional do Mais Saúde

14/09/2018

A oficina faz parte da terceira edição do "Mais Saúde", que será realizada no dia 24/9 (segunda), a partir das 19h

Professor do ICB lidera artigo publicado na revista Science

14/09/2018

Publicação de alto impacto, liderada por um professor da UFG, qualifica pesquisa na universidade

Entidades debatem a Saúde em Goiás com candidatos ao governo na próxima quarta-feira, 19/9

14/09/2018

O evento é aberto ao público e ocorre a partir das 18 horas, na sede do Adufg-Sindicato.

CT&I é pauta de encontro com candidatos ao Governo de Goiás

13/09/2018

Durante o encontro, todos os políticos receberam a Agenda Goiás, elaborada pela SBPC

Uso do bambu é difundido em Goiás

13/09/2018

Até hoje, já foram descobertas seis novas espécies da planta e feitas várias doações para a comunidade promover o cultivo

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás