últimas notícias

Notícias

Encontro em Córdoba defende universidade pública como um direito na América Latina e Caribe

Publicado em : 11/06/2018

Autor : Proifes-Federação

O Encontro Latinoamericano contra o neoliberalismo por uma universidade democrática e popular marcou a posição dos setores progressistas sobre os rumos da educação superior na América Latina e Caribe. Mais de mil estudantes, professores, trabalhadores e sindicatos de vários países lotaram o auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Córdoba, na Argentina, neste domingo, 10, em um evento que foi uma demonstração de força da esquerda argentina contra o governo neoliberal de Mauricio Macri.

O encontro antecedeu a III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018) que será realizada de 11 a 15 de junho na Universidade de Córdoba. Esta edição da CRES comemora o centenário da reforma universitária de 1918, também realizada em Córdoba, e acontece na mesma semana em que se vota a legalização do aborto na Argentina, e em que se mobilizam trabalhadores e trabalhadoras contra a política de Macri, com foco no acordo do governo com Fundo Monetário Internacional (FMI) e na política do salário mínimo.

No evento deste domingo, especialistas debateram com movimentos sociais os rumos da educação no continente, reafirmando a premissa fundamental de defender a educação superior pública como direito universal e dever dos Estados, tema que deve pautar também a CRES. O PROIFES-Federação estava presente no encontro com 25 professores e segue nos debates da conferência regional.

Confira no vídeo a plenária final do encontro latino-americano com a presença de Boaventura de Sousa Santos. O sociólogo apontou como fundamental a democratização da universidade para enfrentar o neoliberalismo que chamou de “uma mentira”. Segundo o professor, uma referência no debate sobre a democracia, o papel dos movimentos sociais e pós colonialismo, “democratizar a universidade é ‘desmercantilizar’, descolonizar, descapitalizar e ‘despatriarcar’ a universidade. Precisamos, em vez de uma universidade, uma pluriversidade”, disse defendendo uma universidade feminista, plurirracial, pública e que consiga subverter padrões coloniais de educação.

 

Confira a cobertura da CRES no Facebook e Twitter do PROIFES.

Remover Filtro

Abraham Weintraub também desmereceu os programas de mestrado e doutorado

23/05/2019

Adufg dispõe das últimas doses da gripe tetravalente

23/05/2019

UFG divulga perfil socioeconômico dos estudantes da graduação

23/05/2019

Segundo os dados, 75% dos alunos da UFG são de baixa renda com famílias que recebem até 1,5 salário mínimo 

Diretor do Adufg compõe Conselho Permanente de Acompanhamento da Promoção de Segurança e Direitos Humanos da UFG

23/05/2019

Professor Daniel Christino tomou posse hoje, 23 de maio, junto aos demais conselheiros

Professor Adão Peixoto publica artigo em defesa da filosofia no jornal O Popular

23/05/2019

Ingressos para o show da Vanessa da Mata já estão esgotados

23/05/2019

Amanhã, 24 de maio, às 9 horas, tem Assembleia Universitária em Jataí

23/05/2019

Fórum goiano discute ações para a grande paralisação do dia 30 de maio

23/05/2019

Na tarde da última terça-feira, 21 de maio, foi realizada a reunião do Fórum Goiano contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. A pauta do encontro foi voltada para discussão dos últimos eventos com destaque para a Greve Nacional pela Educa&

Resultado do sorteio da Sede Campestre para o feriado da Padroeira de Goiânia

23/05/2019

Nota de Repúdio SINT-IFESgo

23/05/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás