últimas notícias

Notícias

Encontro em Córdoba defende universidade pública como um direito na América Latina e Caribe

Publicado em : 11/06/2018

Autor : Proifes-Federação

O Encontro Latinoamericano contra o neoliberalismo por uma universidade democrática e popular marcou a posição dos setores progressistas sobre os rumos da educação superior na América Latina e Caribe. Mais de mil estudantes, professores, trabalhadores e sindicatos de vários países lotaram o auditório da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Córdoba, na Argentina, neste domingo, 10, em um evento que foi uma demonstração de força da esquerda argentina contra o governo neoliberal de Mauricio Macri.

O encontro antecedeu a III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018) que será realizada de 11 a 15 de junho na Universidade de Córdoba. Esta edição da CRES comemora o centenário da reforma universitária de 1918, também realizada em Córdoba, e acontece na mesma semana em que se vota a legalização do aborto na Argentina, e em que se mobilizam trabalhadores e trabalhadoras contra a política de Macri, com foco no acordo do governo com Fundo Monetário Internacional (FMI) e na política do salário mínimo.

No evento deste domingo, especialistas debateram com movimentos sociais os rumos da educação no continente, reafirmando a premissa fundamental de defender a educação superior pública como direito universal e dever dos Estados, tema que deve pautar também a CRES. O PROIFES-Federação estava presente no encontro com 25 professores e segue nos debates da conferência regional.

Confira no vídeo a plenária final do encontro latino-americano com a presença de Boaventura de Sousa Santos. O sociólogo apontou como fundamental a democratização da universidade para enfrentar o neoliberalismo que chamou de “uma mentira”. Segundo o professor, uma referência no debate sobre a democracia, o papel dos movimentos sociais e pós colonialismo, “democratizar a universidade é ‘desmercantilizar’, descolonizar, descapitalizar e ‘despatriarcar’ a universidade. Precisamos, em vez de uma universidade, uma pluriversidade”, disse defendendo uma universidade feminista, plurirracial, pública e que consiga subverter padrões coloniais de educação.

 

Confira a cobertura da CRES no Facebook e Twitter do PROIFES.

Remover Filtro

Adufg-Sindicato protocola ofício encaminhado ao reitor da UFG

16/01/2019

O documento informa que foi deferida a liminar no Mandado de Segurança sobre o pagamento dos adicionais ocupacionais dos servidores substituídos.

Estudo sobre privatização e mercantilização da educação será apresentado em São Paulo

16/01/2019

Professor do ITA deve ser novo presidente do CNPq

16/01/2019

Governo Bolsonaro deve escolher o nome de João Luiz Filgueiras de Azevedo para encabeçar o conselho

Pausa no atendimento na sede de Catalão

16/01/2019

O funcionário Ottone estará de férias entre os dias 16/01 e 14/02, mas quaisquer dúvidas ou demandas poderão ser atendidas pela sede administrativa de Goiânia

Retire sua Agendas 2019 Adufg-Sindicato

15/01/2019

A UFPR VAI À GUERRA

15/01/2019 Jornal Plural

O Tombo

15/01/2019

Crônica da professora Cecy Curado para o Jornal do Professor

Professor Jamesson Buarque está entre os vencedores de prêmio nacional de Literatura

15/01/2019

Diretor da Faculdade de Letras e poeta foi um dos agraciados pelo Prêmio de Incentivo à Publicação Literária - 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922-2018

Adufg consegue na Justiça liminar contra a suspensão do pagamento do adicional de insalubridade

15/01/2019

Liminar concedida pela 9ª Vara Federal Cível da SJGO saiu na noite desta segunda-feira (14/01)

Morre Guilherme Radel, primeiro presidente da APUB

14/01/2019

Ele tinha 88 anos

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás