últimas notícias

Notícias

Filho de ex-presidente do Adufg-Sindicato é eleito presidente da UNE

Publicado em : 15/07/2019

Autor : José Abrão, Ascom/Adufg

Ao final do 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Brasília, foi eleita a nova diretoria da entidade, que vai ter à sua frente Iago Montalvão, filho do ex-presidente do Adufg-Sindicato, professor Romualdo Pessoa. Iago é estudante do curso de Economia na USP e é o terceiro goiano a assumir a presidência da UNE. Ele foi o candidato da chapa 6, “Tsunami da Educação”, e venceu com 70,9% dos votos (4.053 votos), em oposição a outras cinco chapas. A diretoria tem um mandato de dois anos.

O total de votos válidos foi de 5.715 votos além do congresso ter tido um número recorde de delegados inscritos, com a participação e 8.013 estudantes. À página oficial da UNE na internet, o novo presidente declarou que “apesar das nossas diferenças é essa pluralidade que faz a UNE estar gigante. Saindo desse ginásio precisamos estar unificados nas ruas para derrotar Bolsonaro. Só a luta e os estudantes mobilizados conseguirão derrotar este governo”.

A nova diretoria já tem agenda: dia 13 de agosto foi escolhido durante o congresso para ser a próxima data de protestos contra os cortes na Educação e por mais bolsas e investimentos.

O professor Romualdo também fez parte do movimento estudantil desde seus tempos de secundarista e compõe a diretoria da UNE. Portanto, para ele é um momento de muito orgulho. “A participação no movimento estudantil e nesta entidade já me acompanha desde os anos 1980 e ver meu filho à frente disso adquire um caráter muito mais marcante, é muito importante para nós, do ponto de vista pessoal”, disse.

Há a preocupação pela instabilidade política do País. “A juventude sempre é um baluarte nestas lutas e seguramente a UNE estará na frente desta mobilização, o que nos preocupa, mas eu também enfrentei a ditadura, então a única coisa que posso fazer é estimulá-lo”, disse o professor.

“Para além da minha constituição de pai, tenho para mim que ele será uma grande liderança nacional. Este é o momento que a juventude está precisando, o País necessita que a juventude vá às ruas contra as atitudes retrógradas deste governo, especialmente na Educação”, encerrou.

Remover Filtro

Vitória dos docentes federais e da PROIFES: divulgada prévia da 3ª parcela da reestruturação de carreira

21/08/2019 Comunicação da PROIFES

Inscrições para evento sobre Lawfare vão até o dia 2 de setembro

20/08/2019

Evento vai reunir autoridades e especialistas para discutir o uso indevido dos recursos jurídicos para fins de perseguição política 

Professora Norma Simão Adad Mirandola lança seu quarto livro na sede do Adufg-Sindicato

20/08/2019

Livro reúne 1.308 frases de para-choques de caminhão e será lançado nesta quinta-feira, 22, às 18 horas 

Adufg convoca para Assembleia Extraordinária e ato contra o Programa Future-se

20/08/2019

Sint-Ifes, DCE e APG integram a reunião que será realizada no dia 22 de agosto no Pátio da Reitoria da UFG

Comitiva do ADUFG entrega nota de apoio ao presidente da OAB Nacional diante das declarações de Bolsonaro

19/08/2019

Felipe Santa Cruz também foi convidado a participar do Painel de Debate sobre Lawfare. Evento será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Goiânia 

ICB recebe palestras sobre o Programa Future-se

19/08/2019

As falas foram do professor Geci José Pereira da Silva, professor do IME e diretor da Proifes-Federação, e do advogado do Adufg-Sindicato, Elias Menta

Quintart acontece no dia 30

19/08/2019

Evento contará com o som do Grupo Dengo e os maiores clássicos do samba

Documento relata as incertezas da UFG terminar este segundo semestre

19/08/2019

Institutos da UFG promovem evento para análise do Future-se

19/08/2019

ICB e IQ analisam hoje, 19, as propostas, prerrogativas e possíveis efeitos do Programa

Observatório do Conhecimento manifesta preocupação com a asfixia financeira a que está submetido o CNPQ

16/08/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás