últimas notícias

Notícias

Fortaleza recebe 4º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do PROIFES de 22 a 24 de novembro

Publicado em : 08/11/2018

Autor : Proifes-Federação

O PROIFES-Federação realizará na cidade de Fortaleza (CE) de 22 a 24 de novembro seu 4º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentaria. Sediado pelo ADUFC-Sindicato, o encontro reunirá na capital cearense, professores e professoras aposentados e da ativa, para debater, avaliar e definir estratégias de valorização dos profissionais aposentados, suas vivências, experiências, fazeres e contribuições à educação brasileira, ao ensino superior e ao universo sindical do país.

“A realização deste Encontro é de extrema importância, pois agora estão postos grandes desafios a todas as categorias de trabalhadores e trabalhadoras, especialmente os aposentados. Vivemos um momento em que se consolidam diversas políticas de ataque aos trabalhadores, como a reforma trabalhista, a terceirização das atividades fins, o congelamento de recursos para as áreas sociais por 20 anos (EC 95), e ameaças de perdas de mais direitos duramente conquistados nas últimas décadas”, avalia o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão.

“O PROIFES tem um histórico de defesa da valorização dos professores e professoras aposentados, e neste Encontro teremos a oportunidade de discutir ações e estratégias para temas muito específicos para este segmento.  Neste sentido, o Encontro é um momento e espaço ímpares para a busca de alternativas que permitam estancar a retirada dos poucos direitos que restam, a maioria destes historicamente conquistados após muita luta. Pela experiência acumulada e pelos compromissos históricos de lutas na construção de uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, tenho certeza que os participantes deste Encontro trarão importantes alternativas de luta para a Federação.”

Na pauta do Encontro, debates e ações referentes a temas como: os artigos 184 e 192 da Lei 8.112/1990, a compreensão de que a solidariedade geracional caminha no sentido da defesa dos direitos dos aposentados, a luta pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/2006, que acaba com a cobrança da contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas, bem como do Projeto de Lei 4434/2008, que prevê o reajuste dos benefícios mantidos pelo Regime Geral da Previdência Social, além da troca de experiências e vivências no mundo sindical, que são de muita valia para os professores mais jovens e para a luta dos sindicatos e dos trabalhadores brasileiros”, destacou Brandão.

“É com muita alegria e satisfação que recebemos todos os e as colegas dos sindicatos federados ao PROIFES e dos sindicatos convidados para este importante evento. O ADUFC-Sindicato está de portas abertas para realizar este Encontro em nossa sede, contribuindo com as discussões e debates sobre todos os assuntos relativos à aposentadoria e educação”, destacou o presidente do ADUFC-Sindicato, Ênio Pontes de Deus.

Veja a Programação completa do 4º Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do PROIFES-Federação:

 

Remover Filtro

Jataí terá atendimento jurídico no dia 27/11

20/11/2018

CD do PROIFES define bandeiras de defesa da Universidade Pública e do Estado Democrático de Direito

19/11/2018

Rosary Esteves expõe fotografias em mostra de artes e artesanato

19/11/2018

Renomada fotógrafa goianense escolheu os melhores trabalhos realizados ao longo do ano para expor

 

Primeiro dia de reunião do CD do PROIFES tem análise de conjuntura com deputada federal Erika Kokay

19/11/2018

Fórum Goiano discute calendário de mobilizações

19/11/2018

Encontro aconteceu na sede do Adufg-Sindicato na manhã desta segunda-feira, dia 19 de novembro, e definiu duas datas para mobilização e ato político ainda neste mês

 

Adufg-Sindicato protesta UFG em razão de equívoco na fórmula de cálculo da gratificação natalina e do terço constitucional de férias

19/11/2018

I Encontro Jurídico do Adufg-Sindicato acontece dia 5/12 (quarta)

16/11/2018

O evento, que acontece das 9h30 às 21h30, tem o objetivo de proporcionar o debate da categoria docente

Análise da conjuntura nacional é pauta principal de conselho de representantes

16/11/2018

Docentes ativos e aposentados se reuniram no Adufg na quarta-feira (14/11)

 

Baile celebra os 40 anos do sindicato em grande estilo

14/11/2018

Ingressos já estão disponíveis e sujeitos à lotação do espaço de festa. Vendas se encerram no dia 30 de novembro

A garantia constitucional da liberdade de cátedra

14/11/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás