últimas notícias

Notícias

Fórum goiano discute ações para a grande paralisação do dia 30 de maio

Publicado em : 23/05/2019

Na tarde da última terça-feira, 21 de maio, foi realizada a reunião do Fórum Goiano contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. A pauta do encontro foi voltada para discussão dos últimos eventos com destaque para a Greve Nacional pela Educação realizada no dia 15 de maio e ações futuras, como a paralisação convocada para o dia 30 deste mês e a próxima greve geral do dia 14 de junho.

O Diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Adufg-Sindicato, Abraão Garcia Gomes, convocou todos os presentes para as próximas paralisações. “Ficamos impressionados com a ação do dia 15. E, no dia 30 será maior. Todos estão engajados e conscientes do seu papel. As universidades não vão suportar esse contingenciamento.

A educação forma a sociedade e os profissionais que vão contribuir para o crescimento do Brasil. Um ministro da Educação jamais pode ter uma atitude de cortes. Os países desenvolvidos só elevam seus investimentos na área da educação”, reforçou.

Em análise das manifestações da Greve Nacional pela Educação, o Frei Marcos Sassatelli, ex-professor do curso de Filosofia da UFG, se demonstrou surpreso com a grande adesão por parte de alunos aos protestos. “Foi uma manifestação muito bonita e participativa. Eu fiquei realmente muito impressionado pelo nível de consciência dos estudantes universitários e do ensino médio”.

Além da participação dos alunos, o Frei também destacou o apoio por parte da sociedade. “O povo está começando a tomar consciência que tem que se unir, organizar e lutar pelos seus direitos”.

Diante da grande participação nos protestos do dia 15 de maio, as expectativas para o dia 30 são de uma mobilização ainda maior. E para Napoleão Batista, secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), para que esse evento seja tão bem sucedido quanto o anterior, é preciso que a população entenda que o futuro do País está em jogo.

“Participar é uma forma de lutar pela permanência dos nossos direitos, a previdência social, a aposentadoria e a manutenção do financiamento da educação pública, de qualidade social e que nós defendemos.”, destaca Napoleão.

A luta pelos direitos conquistados diante de grande esforço e pela educação pública de qualidade perpassa diversos grupos sociais. Prova disso foi a participação de Tânia Alcântara, secretária da mulher da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás (FETAEG), na reunião deste Fórum.

Ela pontuou a importância da união dos estudantes, professores, movimentos sindicais e sociais na defesa das reivindicações que estão sendo levadas para as ruas. “Não pode ser uma luta separada e por isso que precisamos reforçar já que nós lutamos pelos mesmos objetivos”.

 

Remover Filtro

Goiânia sedia 2º Simpósio sobre a importância da mulher na construção de um parlamento democrático

20/09/2019

Evento reúne instituições de Goiás para discutir participação da mulher na política. Diretora do Adufg, Geovana Reis, integra o Simpósio 

Muito mais que uma carteirinha

20/09/2019

Artigo publicado por Iago Montalvão, presidente da UNE, na Folha de São Paulo

ADUFG e UFJ promovem Festival Todas As Artes, em Jataí

20/09/2019 Monique Arruda - Comunicação Adufg

Evento acontece de 19 a 21 de setembro e contará com shows de artistas renomados, oficinas, espetáculos teatrais e mostra de cinema 

Docentes da UFG recebem honraria da Câmara de Goiânia

19/09/2019

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, no plenário da Casa

Ex-presidentes da Andifes lançam manifesto em defesa das universidades

18/09/2019

23 ex-dirigentes alertam que mais de 300 campi serão afetados se o bloqueio de recursos não for revertido 

ADUFG convoca para Assembleia Extraordinária

18/09/2019

Reunião falará sobre a paralisação nacional da educação nos dias 2 e 3 de outubro

ADUFG integra Assembleia Universitária da UFG

18/09/2019

Comunidade acadêmica discutirá sobre a situação orçamentária e o Programa Future-se no Centro de Eventos do Campus Samambaia 

ADUFG participa de debate na Câmara Municipal sobre a crise e os cortes de verbas da UFG

17/09/2019 Monique Arruda

Sessão foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira e será realizada nesta quinta-feira (19). Na oportunidade, vários docentes e pesquisadores serão homenageados 

ADUFG protocola mandado de injunção para que docentes que tenham deficiência possam se aposentar de forma especial

16/09/2019

Em painel sobre Estado de exceção, Jacson Zilio fala sobre como o lawfare tenta conquistar a opinião popular

16/09/2019 Texto: José Abrão/ Fotos: Jean Souza (estagiário de Jornalismo)
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás