últimas notícias

Notícias

Iniciativa inédita arrecada recursos para a Escola de Engenharia

Publicado em : 13/05/2019

Autor : Luciana Porto

A Escola de Engenharia da Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou neste sábado, dia 11 de maio, o Fundo Patrimonial Amigos do Brasil Central. O projeto é uma iniciativa inédita em Goiás que levanta recursos para cursos, materiais, construções, reformas, pesquisas, bolsas estudantis e outras ações. A Assembleia de Fundação aconteceu no auditório Professor Biolkino Pereira, na Escola de Engenharia da universidade, e reuniu membros do conselho do Fundo, parceiros, docentes, discentes e ex-alunos.

Conselheiro do Fundo Patrimonial e diretor financeiro do Adufg-Sindicato, Thyago Marques explica que a inspiração para o projeto veio da Escola Politécnica de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), que tem quatro anos de Fundo e 25 milhões de patrimônio acumulados. De acordo com o docente, a iniciativa em Goiás deve fomentar o desenvolvimento da Escola de Engenharia, sobretudo por meio de financiamento de pesquisas e ampliação de laboratórios. “A aplicação do recurso será apenas do rendimento dele, por isso é provável que o dinheiro nunca acabe. O projeto também vai permitir uma maiorinteração entre os docentes, discentes e empresários”, comenta.

Lucas Ribeiro de Almeida é presidente do conselho do Fundo Amigos do Brasil Central e pontua que o projeto funciona como uma associação entre a universidade e o mercado. “Todos os membros do conselho são engenheiros e professores da UFG. Essa iniciativa é muito importante porque atrai alunos para a escola, gera comunicação entre a comunidade acadêmica e relacionamento com o mercado de trabalho.”

O Fundo Patrimonial diferencia-se de doações tradicionais pelo fato de que todo dinheiro arrecadado torna-se patrimônio perpétuo. Apesar disso, Augusto Santiago Gratão que é ex-aluno e membro do conselho, reforça que “estas doações não estarão sob autonomia da UFG como um todo, sendo destinadas apenas às engenharias – que deverão administrar os recursos.”

O conselho do Fundo Patrimonial Amigos do Brasil Central é formado pelos engenheiros João Franco, Lucas Ribeiro, Thyago Marques, Augusto Santiago e Marcio Beluomine. 

Remover Filtro

Abraham Weintraub também desmereceu os programas de mestrado e doutorado

23/05/2019

Adufg dispõe das últimas doses da gripe tetravalente

23/05/2019

UFG divulga perfil socioeconômico dos estudantes da graduação

23/05/2019

Segundo os dados, 75% dos alunos da UFG são de baixa renda com famílias que recebem até 1,5 salário mínimo 

Diretor do Adufg compõe Conselho Permanente de Acompanhamento da Promoção de Segurança e Direitos Humanos da UFG

23/05/2019

Professor Daniel Christino tomou posse hoje, 23 de maio, junto aos demais conselheiros

Professor Adão Peixoto publica artigo em defesa da filosofia no jornal O Popular

23/05/2019

Ingressos para o show da Vanessa da Mata já estão esgotados

23/05/2019

Amanhã, 24 de maio, às 9 horas, tem Assembleia Universitária em Jataí

23/05/2019

Fórum goiano discute ações para a grande paralisação do dia 30 de maio

23/05/2019

Na tarde da última terça-feira, 21 de maio, foi realizada a reunião do Fórum Goiano contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. A pauta do encontro foi voltada para discussão dos últimos eventos com destaque para a Greve Nacional pela Educa&

Resultado do sorteio da Sede Campestre para o feriado da Padroeira de Goiânia

23/05/2019

Nota de Repúdio SINT-IFESgo

23/05/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás