últimas notícias

Notícias

Institutos da UFG promovem evento para análise do Future-se

Publicado em : 19/08/2019

Autor : Ascom Adufg-Sindicato

Nesta segunda-feira, 19 de agosto, às 9h30, o Future-se vai ser pauta de discussão em evento promovido pelas diretorias dos Institutos de Ciências Biológicas e Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), no auditório do ICB 1. O Programa está em fase de consulta pública e em breve deve ser enviado para a Câmara dos Deputados no formato de projeto de lei.

A proposta vem sendo criticada por diversas frentes relacionadas à Educação, que destacam a ameaça à autonomia universitária como a principal razão para a rejeição do programa. A União Nacional dos Estudantes (UNE) ao lado de mais 186 entidades estudantis publicaram no dia 3 de agosto uma nota contra o Future-se, que você pode conferir aqui.  

Além da UNE, pelo menos cinco Universidades Federais já emitiram documentos nos quais rejeitam a proposição. São elas: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A reitoria da UFG também se manifestou sobre o Programa. Em nota publicada no final de julho, a instituição destacou que o debate público da proposta seria fundamental para a sua compreensão e que um cenário futuro para as Ifes seria indiscutível sem a liberação dos 30% de verba educacional bloqueada pelo Governo Federal. Tenha acesso a nota completa aqui

Como destacado pela reitoria da UFG a discussão acerca do Future-se é uma prioridade diante da capacidade do projeto, caso aprovado, de alterar a atual configuração do Ensino Superior público brasileiro. Diante dessa necessidade, o evento “Análise do projeto Future-se” é uma oportunidade para se conhecer a proposta, as suas prerrogativas e possíveis efeitos. 

 

Palestras

Para isso, o encontro contará com dois momentos: “Future-se, conhecer para definir-se” coordenado pelo professor Geci José Pereira da Silva e “Future-se: aspectos jurídicos da proposta” apresentado por Elias Menta, assessor jurídico do Adufg-Sindicato.

O presidente do Adufg Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, Flávio Alves da Silva, chamou a atenção para as inconsistências jurídicas do Future-se. “Esse Programa está sob consulta pública e já foi rejeitado por várias universidades. A avaliação jurídica que temos é que ele vem para acabar com a autonomia das instituições ao passar a gestão para as OSs. O Future-se é totalmente inconstitucional e fere mais de outras 16 leis”. 
 

Serviço

Evento: Análise do Programa Future-se

Data: 19 de agosto de 2019

Horário: 9h30

Local: Auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) I – Campus Samambaia.

Remover Filtro

Vitória dos docentes federais e da PROIFES: divulgada prévia da 3ª parcela da reestruturação de carreira

21/08/2019 Comunicação da PROIFES

Inscrições para evento sobre Lawfare vão até o dia 2 de setembro

20/08/2019

Evento vai reunir autoridades e especialistas para discutir o uso indevido dos recursos jurídicos para fins de perseguição política 

Professora Norma Simão Adad Mirandola lança seu quarto livro na sede do Adufg-Sindicato

20/08/2019

Livro reúne 1.308 frases de para-choques de caminhão e será lançado nesta quinta-feira, 22, às 18 horas 

Adufg convoca para Assembleia Extraordinária e ato contra o Programa Future-se

20/08/2019

Sint-Ifes, DCE e APG integram a reunião que será realizada no dia 22 de agosto no Pátio da Reitoria da UFG

Comitiva do ADUFG entrega nota de apoio ao presidente da OAB Nacional diante das declarações de Bolsonaro

19/08/2019

Felipe Santa Cruz também foi convidado a participar do Painel de Debate sobre Lawfare. Evento será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, em Goiânia 

ICB recebe palestras sobre o Programa Future-se

19/08/2019

As falas foram do professor Geci José Pereira da Silva, professor do IME e diretor da Proifes-Federação, e do advogado do Adufg-Sindicato, Elias Menta

Quintart acontece no dia 30

19/08/2019

Evento contará com o som do Grupo Dengo e os maiores clássicos do samba

Documento relata as incertezas da UFG terminar este segundo semestre

19/08/2019

Observatório do Conhecimento manifesta preocupação com a asfixia financeira a que está submetido o CNPQ

16/08/2019

Docentes atenção: a Subsede de Catalão estará fechada na próxima terça-feira, 20/08

16/08/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás