últimas notícias

Notícias

Integrantes do Grupo Gwaya recebem premiação

Publicado em : 11/06/2019

O grupo de contadores de histórias Gwaya da Universidade Federal de Goiás (UFG), representado pelas integrantes Maria do Carmo Costa Lima, Silmara Ferreira Antunes, e Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, do Movimento Circuito Nacional de Romaria das Histórias, participaram entre os dias 26 e 28 de abril deste ano do Troféu Baobá. Na ocasião, elas foram homenageadas em razão do trabalho que desenvolvem como contadoras de histórias.

A iniciativa reconhece e distingue personalidades da arte narrativa, escritores e editoras, que com suas práticas fortalecem as artes literárias. Esta é a terceira vez que o grupo Gwaya será homenageado. O prêmio foi instituído pelos Coletivos de Contadores de Histórias:  Grupo Paulistano Línguas Encantadas e Encantantes e Grupo Paulista Contadores do Reino.

De acordo com Edvânia, o Gwaya valoriza os mestres contadores de histórias que vivem e convivem em pequenas comunidades, mantendo a tradição da narrativa oral e também o Contador de Histórias. Segundo ela, o Troféu Baobá vai ao encontro a isso, já que valorizou este profissional. “A homenagem comungou com os objetivos de atuação de cada uma de nós Gwayanas, que é o de fortalecer as práticas narrativas”, disse.

Já para a Contadora Silmara, a narrativa de histórias é mais do que um trabalho e diversão, é também a oportunidade de colocar em pauta a imaginação e abrir caminhos para a criatividade.  “Receber este troféu foi momento de comemorar, refletir. Foi um combustível para prosseguir lendo e contando histórias sempre”, celebrou.

A terceira homenageada, Maria do Carmos, que também é contadora de histórias do Gwaya, também comemorou a conquista. “A arte da narrativa abre portas para o conhecimento da nossa cultura local, regional, nacional e internacional. Atuar neste campo é se fazer guardião da cultura, é transformar em arte o fazer humano cotidiano”, completou.

 

Projeto

O Grupo Gwaya é um projeto de extensão da UFG, aberto à comunidade local, vinculado ao Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). Criado em 1992, tem como foco a formação de novos contadores de histórias, além de trabalhar com a performance. Nesse ano o grupo completa 25 anos e participa do “Primeiro circuito nacional de romaria das histórias”. Durante o circuito, serão feitas apresentações no Sindicato Adufg, além de escolas de Goiânia, a embaixada de Portugal no Brasil e outros quatro estados brasileiros.

Remover Filtro

Observatório do Conhecimento manifesta preocupação com a asfixia financeira a que está submetido o CNPQ

16/08/2019

Docentes atenção: a Subsede de Catalão estará fechada na próxima terça-feira, 20/08

16/08/2019

Observatório do Conhecimento divulga análise Preliminar sobre o Future-se

16/08/2019

“O Future-se é um 'Fature-se' no qual a universidade pública não cabe”, afirma PROIFES na Câmara dos Deputados

16/08/2019

Presidente do ADUFG e diretor da Federação, professor Flávio Alves da Silva, participou da Audiência em Brasília

Professora Heliana de Almeida realiza exposição no HGG

16/08/2019

ImagemArte será promovida em parceria com a artista Neusa del Monte e a abertura está marcada para o dia 20 de agosto, às 19h30

Alego presta homenagem ao presidente da UNE e ex-presidente do ADUFG

15/08/2019

Iago Montalvão e Romualdo Pessoa serão prestigiados em solenidade na noite de hoje 

Marcha das Margaridas reúne 100 mil pessoas em Brasília

15/08/2019

Adufg integrou a maior ação de mulheres da América Latina e auxiliou no transporte das manifestantes 

 

Professora Norma Simão Adad Mirandola lança seu quarto livro na sede do Adufg-Sindicato

15/08/2019

Livro reúne 1.308 frases de para-choques de caminhão e será lançado na próxima quinta-feira, 22, às 18 horas 

O forasteiro e a UFSM

15/08/2019 Marcelo Canellas

Andifes e parlamentares solicitam ao MEC o fim do bloqueio

15/08/2019 Andifes

Expectativa da Associação é de que já no mês de setembro os recursos sejam desbloqueados e descontingenciados

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás