últimas notícias

Notícias

Integrantes do Grupo Gwaya recebem premiação

Publicado em : 11/06/2019

O grupo de contadores de histórias Gwaya da Universidade Federal de Goiás (UFG), representado pelas integrantes Maria do Carmo Costa Lima, Silmara Ferreira Antunes, e Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, do Movimento Circuito Nacional de Romaria das Histórias, participaram entre os dias 26 e 28 de abril deste ano do Troféu Baobá. Na ocasião, elas foram homenageadas em razão do trabalho que desenvolvem como contadoras de histórias.

A iniciativa reconhece e distingue personalidades da arte narrativa, escritores e editoras, que com suas práticas fortalecem as artes literárias. Esta é a terceira vez que o grupo Gwaya será homenageado. O prêmio foi instituído pelos Coletivos de Contadores de Histórias:  Grupo Paulistano Línguas Encantadas e Encantantes e Grupo Paulista Contadores do Reino.

De acordo com Edvânia, o Gwaya valoriza os mestres contadores de histórias que vivem e convivem em pequenas comunidades, mantendo a tradição da narrativa oral e também o Contador de Histórias. Segundo ela, o Troféu Baobá vai ao encontro a isso, já que valorizou este profissional. “A homenagem comungou com os objetivos de atuação de cada uma de nós Gwayanas, que é o de fortalecer as práticas narrativas”, disse.

Já para a Contadora Silmara, a narrativa de histórias é mais do que um trabalho e diversão, é também a oportunidade de colocar em pauta a imaginação e abrir caminhos para a criatividade.  “Receber este troféu foi momento de comemorar, refletir. Foi um combustível para prosseguir lendo e contando histórias sempre”, celebrou.

A terceira homenageada, Maria do Carmos, que também é contadora de histórias do Gwaya, também comemorou a conquista. “A arte da narrativa abre portas para o conhecimento da nossa cultura local, regional, nacional e internacional. Atuar neste campo é se fazer guardião da cultura, é transformar em arte o fazer humano cotidiano”, completou.

 

Projeto

O Grupo Gwaya é um projeto de extensão da UFG, aberto à comunidade local, vinculado ao Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). Criado em 1992, tem como foco a formação de novos contadores de histórias, além de trabalhar com a performance. Nesse ano o grupo completa 25 anos e participa do “Primeiro circuito nacional de romaria das histórias”. Durante o circuito, serão feitas apresentações no Sindicato Adufg, além de escolas de Goiânia, a embaixada de Portugal no Brasil e outros quatro estados brasileiros.

Remover Filtro

Oficina de bordado irá explorar a identidade cultural goiana

18/06/2019

Curso está agendado para os dias 24, 25 e 26 de junho com a professora Ana Cristina Guimarães da ADUFC 

“Cultura Popular Brasileira - Raízes do Brasil” será tema do VII Sarau dos Professores Aposentados

18/06/2019

Evento será realizado na próxima terça-feira, 25 de junho, a partir das 19 horas no Auditório do Espaço Cultural, de Lazer e Saúde 

Arraiá do Adufg será realizado no dia 28 de junho

18/06/2019

Abertura do V Encontro dos Aposentados em Caldas Novas contou com palestra sobre a quebra de mitos na maturidade

17/06/2019

Artigo Tabata Amaral Folha de São Paulo: Conspiração contra o meio ambiente

17/06/2019

Negacionistas do aquecimento global transformam teorias em movimentos

Editorial Jornal Estadão: Manifesto pela Educação

17/06/2019 Jornal Estadão - 06/06/2019

Como os cortes ameaçam pesquisas, aprofundam recessão e condenam o País ao atraso

17/06/2019 PROIFES - Federação

Adufg elege seis Delegados para o 15º Encontro Nacional da PROIFES-Federação

14/06/2019

Paralisação mobiliza a Universidade Federal de Goiás

14/06/2019

Paralisação contra Reforma da Previdência e os bloqueios da Educação reúne 15 mil manifestantes em Goiânia

14/06/2019 Comunicação Adufg

Movimentos também aconteceram simultaneamente em Jataí, Catalão e outras cidades do interior goiano

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás