últimas notícias

Notícias

Integrantes do Grupo Gwaya recebem premiação

Publicado em : 25/04/2019

Autor : Luciana Porto

O grupo de contadores de histórias Gwaya da Universidade Federal de Goiás (UFG), representado pelas integrantes Maria do Carmo Costa Lima, Silmara Ferreira Antunes, e Edvânia Braz Teixeira Rodrigues, do Movimento Circuito Nacional de Romaria das Histórias, participam entre os dias 26 e 28 de abril do Troféu Baobá. Na ocasião, elas serão homenageadas em razão do trabalham que desenvolvem como contadoras de histórias.

A iniciativa reconhece e distingue personalidades da arte narrativa, escritores e editoras, que com suas práticas fortalecem as artes literárias. Esta é a terceira vez que o grupo Gwaya será homenageado. O prêmio foi instituído pelos Coletivos de Contadores de Histórias:  Grupo Paulistano Línguas Encantadas e Encantantes e Grupo Paulista Contadores do Reino. 

De acordo com Edvânia, o Gwaya valoriza os mestres contadores de histórias que vivem e convivem em pequenas comunidades, mantendo a tradição narrativa oral e também o Contador de Histórias. Segundo ela, o Troféu Baobá vai de encontro a isso, já que valoriza este profissional. “A homenagem comunga com os objetivos de atuação de cada uma de nós Gwayanas, que é o de fortalecer práticas narrativas”, disse.

Já para a Contadora Silmara, a narrativa de histórias é mais do que um trabalho e diversão, é também a oportunidade de colocar em pauta a imaginação e abrir caminhos para a criatividade.  “Receber este Troféu é momento de comemorar, refletir. É um combustível para prosseguir lendo e contando histórias sempre”, celebrou.

A terceira homenageada, Maria do Carmos, que também é contadora de histórias do Gwaya, também comemora a conquista. “A arte da narrativa abre portas para o conhecimento da nossa cultura local, regional, nacional e internacional. Atuar neste campo é se fazer guardião da cultura, é transformar em arte o fazer humano cotidiano”, completou.

Projeto
O Grupo Gwaya é um projeto de extensão da UFG, aberto à comunidade local, vinculado ao Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). Criado em 1992, tem como foco a formação de novos contadores de histórias, além de trabalhar com a performance. Nesse ano o grupo completa 25 anos e participa do “Primeiro circuito nacional de romaria das histórias”. Durante o circuito, serão feitas apresentações no Sindicato Adufg, além de escolas de Goiânia, a embaixada de Portugal no Brasil e outros quatro estados brasileiros.

Remover Filtro

Goiânia sedia 2º Simpósio sobre a importância da mulher na construção de um parlamento democrático

20/09/2019

Evento reúne instituições de Goiás para discutir participação da mulher na política. Diretora do Adufg, Geovana Reis, integra o Simpósio 

Muito mais que uma carteirinha

20/09/2019

Artigo publicado por Iago Montalvão, presidente da UNE, na Folha de São Paulo

ADUFG e UFJ promovem Festival Todas As Artes, em Jataí

20/09/2019 Monique Arruda - Comunicação Adufg

Evento acontece de 19 a 21 de setembro e contará com shows de artistas renomados, oficinas, espetáculos teatrais e mostra de cinema 

Docentes da UFG recebem honraria da Câmara de Goiânia

19/09/2019

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, no plenário da Casa

Ex-presidentes da Andifes lançam manifesto em defesa das universidades

18/09/2019

23 ex-dirigentes alertam que mais de 300 campi serão afetados se o bloqueio de recursos não for revertido 

ADUFG convoca para Assembleia Extraordinária

18/09/2019

Reunião falará sobre a paralisação nacional da educação nos dias 2 e 3 de outubro

ADUFG integra Assembleia Universitária da UFG

18/09/2019

Comunidade acadêmica discutirá sobre a situação orçamentária e o Programa Future-se no Centro de Eventos do Campus Samambaia 

ADUFG participa de debate na Câmara Municipal sobre a crise e os cortes de verbas da UFG

17/09/2019 Monique Arruda

Sessão foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira e será realizada nesta quinta-feira (19). Na oportunidade, vários docentes e pesquisadores serão homenageados 

ADUFG protocola mandado de injunção para que docentes que tenham deficiência possam se aposentar de forma especial

16/09/2019

Em painel sobre Estado de exceção, Jacson Zilio fala sobre como o lawfare tenta conquistar a opinião popular

16/09/2019 Texto: José Abrão/ Fotos: Jean Souza (estagiário de Jornalismo)
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás