últimas notícias

Notícias

Livro apresenta a diversidade das Toadas de Santos Reis em Inhumas

Publicado em : 17/02/2017

Autor : Ascom UFG

 

Será lançado nesta terça-feira (21/2), às 20h, o livro Toadas de Santos Reis em Inhumas, Goiás: tradição, circulação e criação individual, de autoria do professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/UFG), Sebastião Rios, e da doutoranda em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB), Talita Viana. A obra, com fotos de Rogério Neves, será lançada no Bar do Roger, no Setor Leste Universitário, com a presença da Companhia de Santos Reis de Inhumas.

O livro, fruto de um projeto de extensão da UFG, apresenta a variedade de toadas na região, com a identificação, em muitos casos, da autoria. Dois CDs acompanham a obra: o Cantorio de Santos Reis apresenta a profecia e as funções centrais da folia; o outro traz uma mostra da diversidade das toadas de Reis na região.

Voltados à preservação e ao fomento do patrimônio cultural brasileiro, o livro e os CDs foram realizados com o apoio do Programa de Extensão Universitária da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC); do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e do Fundo Cultural da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce).

Variedade

Além de sua qualidade musical, a Folia de Reis em Inhumas se destaca pela grande variedade de toadas, que compreendem a estrutura dos versos e das respostas, a melodia, o ritmo e o acompanhamento do acordeão e demais instrumentos harmônicos, apresentadas em seus giros. O projeto identificou, gravou e fez a transcrição musical de 40 toadas, 16 das quais têm autoria identificada.

A existência dessa variedade de toadas de Reis deve-se à migração para a região, especialmente forte entre as décadas de 1920 e 1970, e ainda a uma intrincada e extensa rede de colaboração mútua e de reciprocidade estabelecida com foliões de cidades próximas, como Araçu, Goiânia, Goianira, Itauçu, Petrolina, Santa Rosa, Trindade.

A Folia de Reis é uma manifestação religiosa de grande significado para a educação informal dos membros da comunidade, constituindo um grande repositório de crenças, valores e conhecimentos tradicionais. Apesar de sua importância cultural e de sua qualidade musical, os foliões têm escasso reconhecimento fora de seu meio mais próximo. Mesmo sendo mestres da cultura popular, estão fora das escolas do município e da universidade, onde deveriam entrar pela porta da frente, na condição de professores.

Folia de Reis

A Folia de Reis comemora o nascimento de Cristo, revivendo a viagem dos Três Reis do Oriente para adorar o Menino Jesus. É uma complexa manifestação de pessoas tradicionalmente habitantes das pequenas cidades do interior e do sertão, mas hoje também presente nas grandes regiões metropolitanas, especialmente do Centro-Sul do Brasil, geralmente em suas áreas periféricas.

Os cantos e toadas da Folia de Reis trazem a marca da sensibilidade dos foliões que, contrastando com seu cotidiano de trabalho duro e precárias condições materiais de existência, se revela na leveza de um cantorio ao mesmo tempo rústico e delicado. Simples em sua harmonia e complexo na sobreposição e encaixe de vozes, a Folia de Reis constitui uma das maiores celebrações da cultura e da religiosidade popular no Brasil.

Os grupos de Folia de Reis preservam, há várias gerações, cantos, toadas e batidas com as cores e sabores específicos das localidades em que surgiram e das circunstâncias de sua difusão. Este livro e CDs da Cia de Santos Reis de Inhumas, Goiás, se insere no esforço de salvaguarda desse bem cultural, chamando atenção para práticas e valores sociais que, embora relevantes, são residuais na sociedade urbana, industrial e capitalista, dominada pela racionalidade instrumental.

Evento

Local: Bar do Roger - 1ª Avenida, 1079, Setor Leste Universitário

Tipo: Regional

Período do Evento: 21 Fevereiro 2017 às 20:00

Remover Filtro

Campanha de vacinação contra gripe imuniza mais de 1.500 pessoas

26/04/2018

Neste ano o sindicato vacinou 605 pessoas a mais do que em 2017, no entanto houve uma procura maior pela vacina em função da alta circulação do vírus H1N1 no estado

Etapa estadual da Conape em Goiás ocorre nesta sexta-feira

25/04/2018

Adufg-Sindicato participa junto a diversos outros sindicatos e associações de classe vinculados à educação em Goiás

Associação Goiana da Síndrome de Williams completa dois anos de atividades

25/04/2018

A entidade disponibiliza diagnóstico genético, ações integrativas e encaminhamento para tratamentos clínicos

Sindicato responde carta aberta sobre evento do Grupo Travessia

25/04/2018

Resultado do sorteio da Sede Campestre para feriado do Dia do Trabalhador

25/04/2018

40 Adufg-Sindicato por Mindé Badauy: “Foi um período muito difícil, mas sinto falta”

25/04/2018

Professora foi a primeira presidente eleita do Adufg-Sindicato e responsável pela estruturação e por embates políticos

Estudante de Ciências Sociais é eleita presidente da UEE-GO

25/04/2018

Danny Cruz garantiu a presidência pela chapa “Prontos para a Batalha”

Fórum Goiano promove ação no Dia do Trabalhador

25/04/2018

Convite – Roda de conversa sobre a implantação da UFJ será na sexta-feira, dia 27/04

25/04/2018

O sindicado convida toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Jatai (UFJ) para uma roda de conversa com o reitor da UFG, Edward Madureira

PROIFES condena avanço da privatização e da mercantilização da educação básica no país

24/04/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás