últimas notícias

Notícias

“Mais Saúde” traz informações qualificadas sobre obesidade e diabetes em sua 3ª edição

Publicado em : 23/08/2018

Autor : Ascom Adufg-Sindicato

O “Mais Saúde”, projeto que tem o objetivo de fornecer informações qualificadas aos docentes sobre saúde e ações preventivas, retorna para mais uma edição a partir de hoje (23/8) e segue até o final de setembro. Ao longo das próximas semanas, professoras e professores podem acompanhar pelas nossas redes sociais informações úteis por meio de novas maneiras de abordagem sobre temas recorrentes e que afetam a rotina de todas as pessoas. Obesidade e diabetes são os principais vertentes desta terceira edição de 2018, que contará com a participação de especialistas nos temas, tanto na nutrição quanto na psicologia, para aprofundar o debate e a troca de conhecimento pelas redes sociais. Além disso, no dia 24/9 (segunda-feira), a partir das 19h, no Espaço Cultural, de Lazer e Saúde, acontecerá um evento composto por uma roda de conversa sobre obesidade e diabetes, e uma oficina de nutrição funcional para que os participantes aprendam a realizar uma saborosa receita prática, diet, integral e sem lactose.


A saúde humana é um campo onde é possível perceber diversos componentes atuando dentro de um mesmo contexto. O corpo, a mente, a história do sujeito e a sua relação com a sociedade também são questões  que devem ser abordadas para compreender melhor o que de fato faz bem (ou não) e o que é socialmente construído como uma ferramenta para legitimar preconceitos previamente aceitos como verdades clínicas. Em outras palavras, a saúde é um tema que, se abordado por outros ângulos que não estritamente o do corpo humano, pode ser desdobrado para outras vertentes muito mais complexas e profundas, ainda mais quando estamos lidando com temas controversos como a obesidade e até mesmo a diabetes. 


Um dos maiores problemas de saúde pública está intimamente ligado à obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a projeção é que em 2025 pelo menos 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso os hábitos alimentares da sociedade como um todo não sofram mudanças. Voltando a atenção para a realidade nacional, a situação também não está das mais favoráveis. 


Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população brasileira está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Assim, uma pergunta central emerge: como saber se o peso corporal está realmente conectado a uma condição clínica prejudicial à saúde? O IMC (Índice de Massa Corporal) é um bom indicador, mas não totalmente correlacionado com a gordura corporal. Até porque este instrumento não distingue massa gordurosa de massa magra. O ideal é que o IMC seja usado em conjunto com outros métodos de determinação de gordura corporal. Mas quais? E o que está em jogo quando a pessoa é diagnosticada como obesa? Até que ponto a massa corporal pode influenciar na saúde das pessoas?


A diabetes, por sua vez, é uma doença crônica caracterizada por um conjunto de situações oriundas da incapacidade do organismo em manter os níveis de glicose dentro de limites saudáveis. Contudo, é possível ocorrer deficiência absoluta na secreção de insulina ou redução do efeito biológico deste hormônio – ou até mesmo ambas. Do que esses quadros clínicos dependem? Como prevenir? Existe relação da diabetes com a obesidade? 


É por essas e outras que a terceira edição do “Mais Saúde” comporta estas duas vertentes. A atualidade de se pensar na obesidade e na diabetes de uma forma mais profunda, ou seja, longe do plano superficial, é emergente. Os docentes, mais do que nunca, precisam ter consciência da importância de entender a saúde do corpo, da mente e de tudo que se correlaciona à vida em sociedade. Acompanhe nosso site e redes sociais para ficar por dentro de todo o material que será preparado especialmente para vocês, com desconstrução de conceitos, reflexões e dicas de prevenção e promoção à saúde. 


Instagram: @adufgsindicato
Twitter: @adufgsindicato
Facebook: https://www.facebook.com/adufgsindicato/

 

Remover Filtro

Nota de Esclarecimento

21/02/2019

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nota comentando o descumprimento da decisão liminar sobre pagamento do adicional de insalubridade

Insalubridade não será paga a professores pelo segundo mês

21/02/2019

Em decisão liminar, Justiça determinou retomada do pagamento indenizatório a professores expostos a riscos

Reservas para Sede Campestre no Carnaval serão definidas por sorteio

20/02/2019

Estreia nesta quarta a mostra O Amor, a Morte e as Paixões; Adufg-Sindicato é apoiador do evento

20/02/2019

O servidor na reforma da Previdência de Bolsonaro

20/02/2019

Sindicato alerta sobre tentativa de golpe para resgate de apólice

20/02/2019

Adufg-Sindicato terá sede própria em Jataí

19/02/2019

Adufg-Sindicato se reúne com docentes EBTT do CEPAE/UFG para discutir questões de carreira

19/02/2019

Um dos principais objetivos da reunião foi o de fornecer assessoria jurídica para o processo de “Reconhecimento de Saberes e Competências” (RSC)

Adufg-Sindicato sedia I Seminário do Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista

15/02/2019 Ascom Adufg-Sindicato

Previdência: proposta é de idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, diz secretário

15/02/2019 Por Guilherme Mazui e Gustavo Garcia, G1 — Brasília

Período de transição previsto é de 12 anos. Presidente assinará proposta no dia 20

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás