últimas notícias

Notícias

“Mais Saúde” traz informações qualificadas sobre obesidade e diabetes em sua 3ª edição

Publicado em : 23/08/2018

Autor : Ascom Adufg-Sindicato

O “Mais Saúde”, projeto que tem o objetivo de fornecer informações qualificadas aos docentes sobre saúde e ações preventivas, retorna para mais uma edição a partir de hoje (23/8) e segue até o final de setembro. Ao longo das próximas semanas, professoras e professores podem acompanhar pelas nossas redes sociais informações úteis por meio de novas maneiras de abordagem sobre temas recorrentes e que afetam a rotina de todas as pessoas. Obesidade e diabetes são os principais vertentes desta terceira edição de 2018, que contará com a participação de especialistas nos temas, tanto na nutrição quanto na psicologia, para aprofundar o debate e a troca de conhecimento pelas redes sociais. Além disso, no dia 24/9 (segunda-feira), a partir das 19h, no Espaço Cultural, de Lazer e Saúde, acontecerá um evento composto por uma roda de conversa sobre obesidade e diabetes, e uma oficina de nutrição funcional para que os participantes aprendam a realizar uma saborosa receita prática, diet, integral e sem lactose.


A saúde humana é um campo onde é possível perceber diversos componentes atuando dentro de um mesmo contexto. O corpo, a mente, a história do sujeito e a sua relação com a sociedade também são questões  que devem ser abordadas para compreender melhor o que de fato faz bem (ou não) e o que é socialmente construído como uma ferramenta para legitimar preconceitos previamente aceitos como verdades clínicas. Em outras palavras, a saúde é um tema que, se abordado por outros ângulos que não estritamente o do corpo humano, pode ser desdobrado para outras vertentes muito mais complexas e profundas, ainda mais quando estamos lidando com temas controversos como a obesidade e até mesmo a diabetes. 


Um dos maiores problemas de saúde pública está intimamente ligado à obesidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a projeção é que em 2025 pelo menos 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade pode chegar a 75 milhões caso os hábitos alimentares da sociedade como um todo não sofram mudanças. Voltando a atenção para a realidade nacional, a situação também não está das mais favoráveis. 


Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população brasileira está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Assim, uma pergunta central emerge: como saber se o peso corporal está realmente conectado a uma condição clínica prejudicial à saúde? O IMC (Índice de Massa Corporal) é um bom indicador, mas não totalmente correlacionado com a gordura corporal. Até porque este instrumento não distingue massa gordurosa de massa magra. O ideal é que o IMC seja usado em conjunto com outros métodos de determinação de gordura corporal. Mas quais? E o que está em jogo quando a pessoa é diagnosticada como obesa? Até que ponto a massa corporal pode influenciar na saúde das pessoas?


A diabetes, por sua vez, é uma doença crônica caracterizada por um conjunto de situações oriundas da incapacidade do organismo em manter os níveis de glicose dentro de limites saudáveis. Contudo, é possível ocorrer deficiência absoluta na secreção de insulina ou redução do efeito biológico deste hormônio – ou até mesmo ambas. Do que esses quadros clínicos dependem? Como prevenir? Existe relação da diabetes com a obesidade? 


É por essas e outras que a terceira edição do “Mais Saúde” comporta estas duas vertentes. A atualidade de se pensar na obesidade e na diabetes de uma forma mais profunda, ou seja, longe do plano superficial, é emergente. Os docentes, mais do que nunca, precisam ter consciência da importância de entender a saúde do corpo, da mente e de tudo que se correlaciona à vida em sociedade. Acompanhe nosso site e redes sociais para ficar por dentro de todo o material que será preparado especialmente para vocês, com desconstrução de conceitos, reflexões e dicas de prevenção e promoção à saúde. 


Instagram: @adufgsindicato
Twitter: @adufgsindicato
Facebook: https://www.facebook.com/adufgsindicato/

 

Remover Filtro

Jataí terá atendimento jurídico no dia 27/11

20/11/2018

CD do PROIFES define bandeiras de defesa da Universidade Pública e do Estado Democrático de Direito

19/11/2018

Rosary Esteves expõe fotografias em mostra de artes e artesanato

19/11/2018

Renomada fotógrafa goianense escolheu os melhores trabalhos realizados ao longo do ano para expor

 

Primeiro dia de reunião do CD do PROIFES tem análise de conjuntura com deputada federal Erika Kokay

19/11/2018

Fórum Goiano discute calendário de mobilizações

19/11/2018

Encontro aconteceu na sede do Adufg-Sindicato na manhã desta segunda-feira, dia 19 de novembro, e definiu duas datas para mobilização e ato político ainda neste mês

 

Adufg-Sindicato protesta UFG em razão de equívoco na fórmula de cálculo da gratificação natalina e do terço constitucional de férias

19/11/2018

I Encontro Jurídico do Adufg-Sindicato acontece dia 5/12 (quarta)

16/11/2018

O evento, que acontece das 9h30 às 21h30, tem o objetivo de proporcionar o debate da categoria docente

Análise da conjuntura nacional é pauta principal de conselho de representantes

16/11/2018

Docentes ativos e aposentados se reuniram no Adufg na quarta-feira (14/11)

 

Baile celebra os 40 anos do sindicato em grande estilo

14/11/2018

Ingressos já estão disponíveis e sujeitos à lotação do espaço de festa. Vendas se encerram no dia 30 de novembro

A garantia constitucional da liberdade de cátedra

14/11/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás