últimas notícias

Notícias

Na ADUFRGS, ex-reitor diz que universidade brasileira reflete segregação social

Publicado em : 08/06/2018

Autor : ADUFRGS

“É muito pequena a chance de ter uma universidade no Brasil capaz de produzir um conjunto de mudanças profundas na sociedade”, afirmou o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar de Almeida Filho. Palestrante do ciclo de debates “A Universidade do Futuro” da última terça-feira, 5, no auditório da ADUFRGS-Sindical.

O professor Naomar lembrou que existem mais de 2,4 mil instituições de ensino superior no País. Destas, 197 têm o nome de Universidade, no entanto, “apenas 30 são, de fato, universidades”, ou seja, capazes de transformar a realidade. Para uma plateia qualificada e participante, o ex-reitor falou sobre os desafios e perspectivas da universidade brasileira.

Segundo ele, as universidades brasileiras têm cumprido mais a funções de educação superior do que funções de universidade. As razões elencadas são, por exemplo, o investimento na universidade, que teria como missão promover culturas acadêmicas, formação de intelectuais, criação e produção de conhecimento, crítica cultural e transformação social, e também porque elas não são essenciais para o sistema produtivo.

Naomar ressaltou que a universidade brasileira é muito orgânica à estrutura da sociedade brasileira. “A sociedade brasileira é profundamente desigual. Ela é promotora, o tempo inteiro, de segregações. E a nossa instituição contribui para isso”, afirmou. Como exemplo, o ex-reitor destacou que as instituições não se responsabilizam com quem não consegue acesso por meio de vestibular ou Enem, criando, assim, uma barreira. Ele também ressaltou o fato de que profissionais formados na universidade pública para atuarem na educação básica acabam migrando para o setor privado. Hoje, segundo o professor, a chance de um licenciado em Física, formado na UFRGS, ir para a escola pública é mínima.

A íntegra da apresentação do ciclo de debates “A Universidade do Futuro” você pode assistir aqui.

Aqui você confere os slides da apresentação do professor Naomar de Almeida Filho

Remover Filtro

Adufg-Sindicato protocola ofício encaminhado ao reitor da UFG

16/01/2019

O documento informa que foi deferida a liminar no Mandado de Segurança sobre o pagamento dos adicionais ocupacionais dos servidores substituídos.

Estudo sobre privatização e mercantilização da educação será apresentado em São Paulo

16/01/2019

Professor do ITA deve ser novo presidente do CNPq

16/01/2019

Governo Bolsonaro deve escolher o nome de João Luiz Filgueiras de Azevedo para encabeçar o conselho

Pausa no atendimento na sede de Catalão

16/01/2019

O funcionário Ottone estará de férias entre os dias 16/01 e 14/02, mas quaisquer dúvidas ou demandas poderão ser atendidas pela sede administrativa de Goiânia

Retire sua Agendas 2019 Adufg-Sindicato

15/01/2019

A UFPR VAI À GUERRA

15/01/2019 Jornal Plural

O Tombo

15/01/2019

Crônica da professora Cecy Curado para o Jornal do Professor

Professor Jamesson Buarque está entre os vencedores de prêmio nacional de Literatura

15/01/2019

Diretor da Faculdade de Letras e poeta foi um dos agraciados pelo Prêmio de Incentivo à Publicação Literária - 100 Anos da Semana de Arte Moderna de 1922-2018

Adufg consegue na Justiça liminar contra a suspensão do pagamento do adicional de insalubridade

15/01/2019

Liminar concedida pela 9ª Vara Federal Cível da SJGO saiu na noite desta segunda-feira (14/01)

Morre Guilherme Radel, primeiro presidente da APUB

14/01/2019

Ele tinha 88 anos

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás