últimas notícias

Notícias

Nota de repúdio à operação da Polícia Federal na UFMG

Publicado em : 07/12/2017

Fonte : Fórum Nacional Popular de Educação -

Um ataque à Universidade Pública e a tudo que ela representa

manhã desta quarta (06/12) a Polícia Federal promoveu mais uma ação midiática, desproporcional, arbitrária e de ostentação ao usar de prerrogativas legais para promover perseguições, agora, contra dirigentes e ex-dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Mais uma vez dirigentes universitários são conduzidos coercitivamente, em procedimento que, de maneira geral e absolutamente preocupante, vem se tornando banal, ostensivo e ofensivo, atentando contra o amplo direito de defesa e a dignidade de pessoas. Tais dirigentes, por certo, estariam à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários, por serem pessoas públicas e com endereço conhecido. A medida reforça nosso repúdio à forma como pessoas vem sendo tratadas em nosso país por autoridades policiais e do judiciário, com achincalhamento público prévio.

A ação é mais uma medida que atenta contra a democracia, contra as conquistas sociais e contra a Universidade Pública e seu papel emancipatório e estratégico para a soberania e o desenvolvimento nacional, notadamente por voltar-se a projeto da Universidade Pública, que conta com inúmeras parcerias: o Memorial da Anistia Política do Brasil, que visa resgatar a memória e a verdade histórica subjacente à Ditadura Militar no país.

O trágico caso do Reitor Cancellier, e o pedido de investigação de abuso de autoridade, parece não constranger ações pirotécnicas, seletivas e desproporcionais que objetivam manchar reputações, atacar professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, servidores e servidoras e promover o desmonte da Educação Superior Pública, laica, gratuita, inclusiva e em defesa da Democracia.

A defesa da instituição é um compromisso ético de todos e todas e, por essa razão, manifestamos nossa indignação e reivindicamos o imediato esclarecimento da ação e a responsabilização pelas arbitrariedades e humilhações.

Fórum Nacional Popular de Educação

Remover Filtro

Universidades Federais possuem os professores mais qualificados, atesta levantamento do MEC

21/02/2018

Atenção ao prazo! Inscrições com resumos para a 70ª Reunião Anual da SBPC encerram dia 28

21/02/2018

Os resumos aprovados serão incluídos na programação da Sessão de Pôsteres. Para os que não apresentarão trabalhos, as inscrições seguem abertas até o dia 12 de julho

Sindicatos federados ao PROIFES participam de atos contra desmonte da Previdência em todo o país

21/02/2018

Adufg realiza pesquisa com professores

21/02/2018

O sindicato irá entrevistar docentes em todas as regionais da UFG

Comissão de Educação aprova criação de duas universidades federais em Goiás

20/02/2018

As propostas seguem com pedido de urgência para votação no Plenário do Senado, último passo antes de serem encaminhadas à sanção presidencial

Projeto que cria a Universidade Federal de Jataí está na pauta da CE

20/02/2018

Conforme a proposta, a transferência de cursos, alunos e cargos será automática. O campus da UFJ, será constituído das atuais unidades acadêmicas de Riachuelo e Jatobá

FNPE altera para maio data da etapa nacional da CONAPE

20/02/2018

Divulgada ação de isenção de CPSS

19/02/2018

Os valores são para professores em atividade entre 1999 e 2012

Vagas disponíveis em turma para iniciantes do curso de Desenho e Pintura

19/02/2018

Adufg Sindicato marca presença em ato contra a reforma da previdência

19/02/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás