últimas notícias

Notícias

Professor Edward Madureira toma posse como reitor da UFG

Publicado em : 09/01/2018

Fonte : Ascom UFG -

Edward Madureira assinou o termo de posse em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília

Cerimônia foi realizada no Ministério da Educação, em Brasília; na próxima sexta-feira (12/1) ocorrerá a sessão solene de transmissão do cargo

O professor Edward Madureira Brasil tomou posse nesta segunda-feira (8/1), em Brasília, como reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a gestão 2018-2021. Na cerimônia, realizada no Ministério da Educação (MEC), estiveram presentes professores, servidores técnico-administrativos e integrantes da nova equipe gestora, além de familiares e amigos. Compuseram a mesa diretiva o secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, a senadora Lúcia Vânia e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

Falando em seu nome e no da vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, Edward começou seu discurso fazendo uma defesa do ensino superior público e gratuito. "Queremos reafirmar nosso compromisso absoluto e definitivo com o sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Somente com esses requisitos implementados é que continuaremos construindo esse sistema essencial à nação".

Para o reitor, esse sistema é a única estrutura capaz de transformar o país em uma nação desenvolvida e com justiça social, garantindo a soberania que só pode ser alcançada com conhecimento e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Entre os papéis da Universidade nesse contexto estão o de formar cidadãos conscientes e críticos, produzir e disseminar conhecimento, apoiar a construção de políticas públicas e solucionar demandas da sociedade.

Plano Nacional de Educação

Entre os compromissos assumidos pelo reitor em sua posse está o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino superior. Edward também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e também da autonomia universitária que, segundo ele, tem sido "tão desconhecida, desrespeitada e atacada nos últimos tempos".

Outra garantia foi o cumprimento das propostas de campanha, reunidas em dois eixos. O primeiro é a reorganização estrutural da Universidade, com reconhecimento e valorização das pessoas e melhoria dos processos. A proposta é fruto da constatação de que a UFG, ancorada na sua história e com o excelente nível de seu quadro docente, técnico e discente, é capaz de superar falsas dicotomias. Dessa forma, de acordo com o reitor, é possível incluir e avançar com qualidade, produzir conhecimento novo e desenvolver tecnologia, se relacionar com empresas e preservar a autonomia, além de promover uma gestão ágil e democrática.

Professores, técnicos admnistrativos, familiares e amigos prestigiaram e cerimônia de posse do reitor da UFG

O segundo eixo diz respeito à relação com a sociedade, aproximando-a cada vez mais da Universidade. "Buscaremos aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem essa relação de integração, interação e intercâmbio da Universidade com a sociedade", pontou. Edward conclui seu discurso afirmando que trabalhará com a coragem necessária para enfrentar os desafios, diante da crise moral, ética, política e econômica por que passa o país.

O secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, desejou boa sorte ao novo reitor, reiterando a parceria do Ministério com as instituições de ensino superior do país. O grande desafio dos próximos anos, segundo o secretário, é fortalecer as universidades para além do financiamento. "Precisamos trazer inovação, melhoria da gestão, eficiência, e o grande desafio é começar a pensar em como isso pode acontecer".

Transmissão do cargo

Na próxima sexta-feira (12/1) será realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Edward Madureira Brasil e de posse à vice-reitora Sandramara Matias Chaves e aos pró-reitores. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, às 20h.

Reitor Edward Madureira, vice-reitora Sandramara Matias Chaves e a nova equipe de pró-reitores da UFG

Remover Filtro

A urgência da educação

22/01/2018

Editorial do Jornal Estadão

Inovou no ensino de gramátia

22/01/2018 Folha de S. Paulo

Nota da Folha de S. Paulo sobre o professor Geraldo Campos

CPI da Previdência: cartilha resume resultado dos trabalhos investigativos

19/01/2018

Dinheiro público recuperado após desvio pode fortalecer Saúde e Educação

19/01/2018

A CCJ analisará proposta que destina os recursos públicos que tenham sido desviados e recuperados por meio de ação judicial

Professor do Cepae recebe Prêmio Professores do Brasil

19/01/2018

Leonardo Andrade é um dos três professores destaques do estado de Goiás pelo trabalho pedagógico realizado no Departamento de Educação Infantil do Cepae.

Fórum Goiano define ações de luta contra as reformas do governo

19/01/2018

Mobilizações, audiência pública e visitas parlamentares integram calendário de atividades

Goiânia tem uma “nova periferia”, diz pesquisa da UFG

18/01/2018 Ascom UFG

Impulsionado por políticas públicas habitacionais da última década, setor imobiliário faz metrópole se expandir pelas bordas e não resolve déficits de moradia

Congresso vai analisar veto a normas para negociação coletiva no serviço público

17/01/2018

Se Previdência não for votada em fevereiro, não será mais, diz Maia

17/01/2018

Missa de 7º dia

16/01/2018

Missa de 7º dia do professor Geraldo Faria Campos será nesta quinta-feira, 18/01

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás