últimas notícias

Notícias

Professor Edward Madureira toma posse como reitor da UFG

Publicado em : 09/01/2018

Fonte : Ascom UFG -

Edward Madureira assinou o termo de posse em cerimônia realizada no Ministério da Educação, em Brasília

Cerimônia foi realizada no Ministério da Educação, em Brasília; na próxima sexta-feira (12/1) ocorrerá a sessão solene de transmissão do cargo

O professor Edward Madureira Brasil tomou posse nesta segunda-feira (8/1), em Brasília, como reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) para a gestão 2018-2021. Na cerimônia, realizada no Ministério da Educação (MEC), estiveram presentes professores, servidores técnico-administrativos e integrantes da nova equipe gestora, além de familiares e amigos. Compuseram a mesa diretiva o secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, a senadora Lúcia Vânia e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Antônio Lopes.

Falando em seu nome e no da vice-reitora, Sandramara Matias Chaves, Edward começou seu discurso fazendo uma defesa do ensino superior público e gratuito. "Queremos reafirmar nosso compromisso absoluto e definitivo com o sistema federal de educação superior público, gratuito, autônomo, laico, de qualidade, inclusivo, democrático e socialmente referenciado, que inequivocamente se constitui no maior patrimônio do povo brasileiro. Somente com esses requisitos implementados é que continuaremos construindo esse sistema essencial à nação".

Para o reitor, esse sistema é a única estrutura capaz de transformar o país em uma nação desenvolvida e com justiça social, garantindo a soberania que só pode ser alcançada com conhecimento e igualdade de oportunidades a todos os cidadãos. Entre os papéis da Universidade nesse contexto estão o de formar cidadãos conscientes e críticos, produzir e disseminar conhecimento, apoiar a construção de políticas públicas e solucionar demandas da sociedade.

Plano Nacional de Educação

Entre os compromissos assumidos pelo reitor em sua posse está o cumprimento das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em 2014, sobretudo aquelas relacionadas ao ensino superior. Edward também cobrou um olhar atento do governo e da sociedade para a garantia dos investimentos de custeio e também da autonomia universitária que, segundo ele, tem sido "tão desconhecida, desrespeitada e atacada nos últimos tempos".

Outra garantia foi o cumprimento das propostas de campanha, reunidas em dois eixos. O primeiro é a reorganização estrutural da Universidade, com reconhecimento e valorização das pessoas e melhoria dos processos. A proposta é fruto da constatação de que a UFG, ancorada na sua história e com o excelente nível de seu quadro docente, técnico e discente, é capaz de superar falsas dicotomias. Dessa forma, de acordo com o reitor, é possível incluir e avançar com qualidade, produzir conhecimento novo e desenvolver tecnologia, se relacionar com empresas e preservar a autonomia, além de promover uma gestão ágil e democrática.

Professores, técnicos admnistrativos, familiares e amigos prestigiaram e cerimônia de posse do reitor da UFG

O segundo eixo diz respeito à relação com a sociedade, aproximando-a cada vez mais da Universidade. "Buscaremos aperfeiçoar os mecanismos que possibilitem essa relação de integração, interação e intercâmbio da Universidade com a sociedade", pontou. Edward conclui seu discurso afirmando que trabalhará com a coragem necessária para enfrentar os desafios, diante da crise moral, ética, política e econômica por que passa o país.

O secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, desejou boa sorte ao novo reitor, reiterando a parceria do Ministério com as instituições de ensino superior do país. O grande desafio dos próximos anos, segundo o secretário, é fortalecer as universidades para além do financiamento. "Precisamos trazer inovação, melhoria da gestão, eficiência, e o grande desafio é começar a pensar em como isso pode acontecer".

Transmissão do cargo

Na próxima sexta-feira (12/1) será realizada a sessão solene de transmissão do cargo de reitor ao professor Edward Madureira Brasil e de posse à vice-reitora Sandramara Matias Chaves e aos pró-reitores. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal, no Câmpus Samambaia, às 20h.

Reitor Edward Madureira, vice-reitora Sandramara Matias Chaves e a nova equipe de pró-reitores da UFG

Remover Filtro

Campanha de vacinação contra gripe imuniza mais de 1.500 pessoas

26/04/2018

Neste ano o sindicato vacinou 605 pessoas a mais do que em 2017, no entanto houve uma procura maior pela vacina em função da alta circulação do vírus H1N1 no estado

Etapa estadual da Conape em Goiás ocorre nesta sexta-feira

25/04/2018

Adufg-Sindicato participa junto a diversos outros sindicatos e associações de classe vinculados à educação em Goiás

Associação Goiana da Síndrome de Williams completa dois anos de atividades

25/04/2018

A entidade disponibiliza diagnóstico genético, ações integrativas e encaminhamento para tratamentos clínicos

Sindicato responde carta aberta sobre evento do Grupo Travessia

25/04/2018

Resultado do sorteio da Sede Campestre para feriado do Dia do Trabalhador

25/04/2018

40 Adufg-Sindicato por Mindé Badauy: “Foi um período muito difícil, mas sinto falta”

25/04/2018

Professora foi a primeira presidente eleita do Adufg-Sindicato e responsável pela estruturação e por embates políticos

Estudante de Ciências Sociais é eleita presidente da UEE-GO

25/04/2018

Danny Cruz garantiu a presidência pela chapa “Prontos para a Batalha”

Fórum Goiano promove ação no Dia do Trabalhador

25/04/2018

Convite – Roda de conversa sobre a implantação da UFJ será na sexta-feira, dia 27/04

25/04/2018

O sindicado convida toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Jatai (UFJ) para uma roda de conversa com o reitor da UFG, Edward Madureira

PROIFES condena avanço da privatização e da mercantilização da educação básica no país

24/04/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás