últimas notícias

Notícias

Professor lança livro sobre o PNE

Publicado em : 10/10/2017

A análise do cumprimento das metas referentes aos três primeiros anos do Plano Nacional de Educação (PNE) é o pilar do livro Plano Nacional de Educação: o epicentro das políticas de estado para a educação brasileira, de autoria do professor Luiz Fernandes Dourado, da Faculdade de Educação (FE).

O lançamento da obra ocorreu nessa segunda-feira (9), no mini-auditório da FE. Representando o Adufg Sindicato esteve presente a professora Veridiana Brianezi de Moura, que atualmente ocupa o cargo de diretora secretária.

O reitor da UFG, professor Orlando Vale do Amaral, reafirmou as dificuldades vividas nos últimos anos pelo ensino superior brasileiro. “Ser gestor público exige uma dose de coragem, mas também uma dose de esperança. Nós sofremos muitos baques ao longo desses quatro anos e o cenário futuro não é alentador. Mas o que nos move, atualmente, é a esperança”, disse.

O professor Edward Madureira Brasil, reitor eleito para a gestão 2018-2021, também participou do lançamento. “O PNE é audacioso e, se implementado, nos traria esperanças de um país melhor. Ele é, de fato, o epicentro de todas as políticas públicas educacionais. E vemos com muita tristeza tudo isso sendo desmontado nos últimos tempos”, afirmou.

Estratégias e metas

Além de análise sobre o cumprimento ou não das vinte metas propostas no PNE, a obra observa as estratégias para a execução. Outra análise do livro são as ações governamentais que incidem sobre as propostas no PNE.

“Nos últimos anos vivenciamos o aumento das matrículas no Ensino Superior Federal com a criação de novas universidades, a interiorização de outras e a criação dos Institutos Federais. Ao mesmo tempo, há um contingenciamento de recursos. Isso afeta diretamente a meta 12, que prevê a duplicação das matrículas até 2024”, afirma o professor.

Luiz ainda explica que o PNE deve ser visto como o epicentro das políticas educativas do Brasil. Mas essas medidas políticas afetam diretamente as propostas do documento. Por isso, outra discussão levantada é sobre como algumas mudanças, como as emendas constitucionais, afetam a centralidade do PNE como epicentro das políticas educativas. “Na meta 20, o PNE prevê a duplicação de recursos para a educação nacional e, com a Emenda Constitucional 95, nós temos vivido exatamente o oposto”, diz.

Fórum e conferências

O professor ainda enfatizou a importância de articulações como o Fórum Nacional Popular de Educação, as conferências estaduais e municipais, além da Conferência Nacional Popular, prevista para abril de 2018. “Todas essas ações têm o mesmo objetivo: defender a educação pública de qualidade e as conferências como espaço de discussão política, plural, entendendo que esses movimentos contribuem com a luta política”, explica.

Luiz Dourado define, por fim, sua obra como uma “análise de um cenário complexo, que vai requerer de nós articulação política em defesa da educação pública, gratuita laica, democrática e de qualidade”.

 

 

Remover Filtro

Câmara Municipal de Jataí vota cessão de terreno para Adufg

19/09/2018

Decisão foi votada por unanimidade e deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias

 

Novos docentes, outros desafios

18/09/2018

Ex-presidentes Márcio Florentino e João de Deus relatam os problemas enfrentados por professores recém-chegados à UFG

Estilo de vida pode ser aliado ou inimigo da diabetes

17/09/2018

Nutricionista aponta que o tratamento da doença começa com a adequação à realidade de cada paciente

Relembrando a Mostra Milton Santos

17/09/2018

Evento multicultural promovido pelo Adufg-Sindicato marcou a UFG com convidados especiais e debates temáticos importantes

II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos do PROIFES lançará campanha sobre violência contra a mulher. Faça sua Inscrição!

17/09/2018

Estão abertas as inscrições para Oficina de Nutrição Funcional do Mais Saúde

14/09/2018

A oficina faz parte da terceira edição do "Mais Saúde", que será realizada no dia 24/9 (segunda), a partir das 19h

Professor do ICB lidera artigo publicado na revista Science

14/09/2018

Publicação de alto impacto, liderada por um professor da UFG, qualifica pesquisa na universidade

Entidades debatem a Saúde em Goiás com candidatos ao governo na próxima quarta-feira, 19/9

14/09/2018

O evento é aberto ao público e ocorre a partir das 18 horas, na sede do Adufg-Sindicato.

CT&I é pauta de encontro com candidatos ao Governo de Goiás

13/09/2018

Durante o encontro, todos os políticos receberam a Agenda Goiás, elaborada pela SBPC

Uso do bambu é difundido em Goiás

13/09/2018

Até hoje, já foram descobertas seis novas espécies da planta e feitas várias doações para a comunidade promover o cultivo

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás