últimas notícias

Notícias

Professores filiados em Jataí se reúnem com a diretoria

Publicado em : 04/10/2018

Autor : Ascom Adufg-Sindicato

Os professores filiados ao Adufg em Jataí se reuniram com a diretoria do sindicato nesta quarta-feira (3/10), no auditório do Bloco da Direção da UFJ. A reunião contou com a participação do diretor do Adufg, professor Flávio Alves da Silva, o Diretor de Assuntos Interinstitucionais, professor Luis Contim, a secretária da sede do Adufg em Jataí, Balbina Clara bem como docentes de diversas unidades acadêmicas.

O professor Flávio abriu a reunião apresentando as propostas de alteração do estatuto do sindicato, enfatizando a mudança do formato de eleição de cédulas impressas para o formato eletrônico, visando a maior participação dos professores filiados no processo eletivo. Também foi apresentada a proposta da criação dos cargos de vice-presidentes Institucionais, onde cada universidade federal teria um vice-presidente compondo a diretoria, garantindo a representação de todas as instituições na direção do Adufg.

Em seguida, o professor Flávio atualizou os presentes sobre a negociação de reajuste da Unimed. A assembleia foi chamada para discutir a proposta da Unimed, que criou uma comissão para tratar das negociações. Os docentes se manifestaram indignados com a proposta abusiva da empresa, que propõe 16% de reajuste. O sindicato vai manter os filiados informados sobre a negociação e as contrapropostas da comissão.

Nova sede

Dando continuidade à reunião, o professor Luis Contim falou sobre a Sede Administrativa do Adufg em Jataí, desde a criação da primeira sede provisória em 2012 a partir da reivindicação de alguns professores, destacando a atuação do professor Edésio Reis desde 2011 neste processo. Foi apresentado aos professores presentes o planejamento de construir um novo espaço em Jataí e como ocorreram as ações na prefeitura e na Câmara de Vereadores para a obtenção da área.

O projeto de lei de autoria do Poder Executivo Municipal foi aprovado em dois turnos pela Câmara de Vereadores, culminando com a publicação de Lei Municipal com doação de uma área de 1.000 m2, localizada no Residencial Cyllineo França, para a construção da Sede Administrativa do Adufg em Jataí. O professor Luis apresentou também o projeto descritivo da nova sede com estacionamento, setor administrativo, espaço saúde, espaço cultura e lazer e, área verde/ paisagismo.

O professor Gercilei reivindicou um espaço para crianças e a professora Luciana Elias questionou se na biblioteca haveria computador para uso dos professores. O docente Luis informou aos professores que estava previsto a instalação de um parquinho na área verde e de estrutura de leitura e acesso à internet n a biblioteca.

O professor Flávio também informou aos filiados que, apesar do projeto prever a construção em três etapas anuais, a construção seria realizada em uma só etapa, visando a melhor aplicação dos recursos financeiros do sindicato. O professor Edésio parabenizou também a diretoria pela persistência em conseguir a área para a construção da sede.

Período eleitoral

Como último assunto, o professor Flávio fez uma leitura do atual cenário político nacional, sobre as lutas que os sindicatos de servidores públicos federais devem encampar logo após o pleito eleitoral.

 O professor Flávio também considerou que o momento em que o país passa é delicado, que há clara polarização ideológica política, mas que o sindicato é plural e não assumirá nenhuma posição partidária, que deve prevalecer o respeito sobre a diversidade de ideias mas que nós, professores de universidades federais, devemos ter atenção às propostas de cada candidato em relação às universidades públicas federais, à carreira docente e a reforma da previdência. 

Remover Filtro

Adufg elege seis Delegados para o 15º Encontro Nacional da PROIFES-Federação

14/06/2019

Paralisação mobiliza a Universidade Federal de Goiás

14/06/2019

Paralisação contra Reforma da Previdência e os bloqueios da Educação reúne 15 mil manifestantes em Goiânia

14/06/2019 Comunicação Adufg

Movimentos também aconteceram simultaneamente em Jataí, Catalão e outras cidades do interior goiano

Encontro de Aposentados começa neste domingo

14/06/2019

Evento vai reunir docentes da inativa entre os dias 16 e 19 junho, em Caldas Novas

7 razões para sair às ruas hoje contra a Reforma da Previdência e em defesa da Educação

14/06/2019 Observatório do Conhecimento

Convite para Missa de Sétimo Dia do professor Jose Nicolau Heck

13/06/2019

Pressão recupera R$ 1 bilhão cortados da Educação

13/06/2019 Observatório do Conhecimento

Mobilização contra cortes segue para garantir 4 bilhões que seguem bloqueados

Oficina de bordado trabalha com identidade cultural goiana

13/06/2019

Curso está agendado para os dias 24, 25 e 26 de junho com a professora Ana Cristina Guimarães

Professores poderão votar até às 17 horas de amanhã, 14 de junho

13/06/2019

14J: Aula nas ruas pela Educação pública e contra a Reforma da Previdência

12/06/2019
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás