últimas notícias

Notícias

PROIFES debate participação na CRES 2018 em reunião do Conselho Deliberativo

Publicado em : 14/05/2018

Federação vai à Córdoba defender a Educação como direito e não como mercadoria

Tendo como eixo norteador a visão de que o momento é de reafirmar a educação como direito, em seu segundo dia de discussões, neste sábado (12), o Conselho Deliberativo do PROIFES tratou da participação da Federação na III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), que será realizada de 11 a 15 de junho, em Córdoba, Argentina.

Após a apresentação da importância, objetivos e propósitos da CRES e uma retrospectiva do centenário da Reforma Universitária que ocorreu na Universidade Nacional de Córdoba em 1918 pelo diretor de Relações Internacionais do PROIFES-Federação, Eduardo Rolim, representantes dos sindicatos federados debateram cada um dos sete eixos temáticos da Conferência.

“A participação do PROIFES na III CRES se insere dentro de uma luta muito importante pela manutenção da educação como direito e não como serviço, como mercadoria. Essa conquista todos nós tivemos na II CRES, em Cartagena das Índias, Colômbia, há 10 anos. E agora, a luta pela manutenção da ideia da educação pública como direito é um grande papel que temos na conjuntura internacional”, ressaltou Rolim.

 

O PROIFES participará da Conferência com representação em todos os sete eixos: O ensino superior como parte do sistema educacional na América Latina e no Caribe; Educação superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina; o papel do ensino superior diante dos desafios sociais da América Latina e do Caribe; o papel estratégico da Educação Superior no desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe; Educação superior, internacionalização e integração regional na América Latina e no Caribe; e Pesquisa científica e tecnológica e inovação como motor do desenvolvimento humano, social e econômico para a América Latina e o Caribe.

Sobre a CRES

A III CRES reunirá presidentes, reitores, diretores – acadêmicos e universitários – trabalhadores, estudantes, redes, associações profissionais, centros de pesquisa, sindicatos e representantes de organizações governamentais e não-governamentais, além de amigos do ensino superior do continente para discutir critérios, formular propostas e linhas de ação que consolidem o ensino superior como bem social, humano e universal, com responsabilidade dos Estados.

A primeira Conferência Regional sobre Educação Superior foi realizada em Havana, Cuba, em 1996, e a Segunda Conferência Regional em Cartagena das Índias, Colômbia, em 2008. A III Conferência Regional será realizada de 11 a 15 de junho de 2018, na cidade de Córdoba, Argentina, e é organizada pelo Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO na América Latina e Caribe (IESALC), a Universidade Nacional de Córdoba (UNC), o Conselho Nacional Interuniversitário (CIN) e o Secretariado Políticas Universitárias (SPU) do Ministério da Educação e Desportos da Argentina. Além disso, conta com o apoio especial do Conselho de Reitores das Universidades Particulares da Argentina (CRUP), bem como de numerosas instituições, associações e redes acadêmicas no campo do ensino superior na América Latina e no Caribe.

Para a Conferência estão previstas instâncias de debate participativo, com diferentes modalidades (fóruns e eventos regionais), sobre o estado atual do ensino superior, seus pontos fortes e fracos, sua história e evolução, bem como sobre as melhorias e realizações desejadas na próxima década, tendo em vista os objetivos de desenvolvimento sustentável e as definições da Agenda 2030 da UNESCO. Além disso, as conclusões da CRES 2018 irão integrar a Declaração e Plano de Ação dos países da América Latina e do Caribe para a Conferência Mundial sobre o Ensino Superior a ser realizada em 2019, na sede da UNESCO em Paris, França.

 

Remover Filtro

Inscrições abertas para o feriado do Corpus Christi

22/05/2018

Presidente do Adufg-Sindicato participa de audiência pública sobre a criação da UFJ e UFCat

22/05/2018

Fapeg lança seis novas chamadas públicas

21/05/2018

Os editais são destinados para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação no estado de Goiás

Professores festejam ao som do "Donos do Samba" no Quintart

21/05/2018

O evento foi realizado na última sexta (18/05) e contou com muita MPB

Consulta eletrônica - candidatos à delegação do Adufg-Sindicato no XIV Encontro Nacional do PROIFES-Federação

21/05/2018

Votação está aberta até o dia 15 de junho

Comissão do ICB questiona reavaliação de percentuais de insalubridade

21/05/2018

Temporalidade das avaliações e inclusão de agentes físicos e biológicos foram sugeridas

 

Encontro de Corais encanta plateia com apresentações de alta performance

18/05/2018

Evento marcou os 8 anos do Coral Vozes e 40 anos do Adufg-Sindicato

Professores da Regional Goiás e diretores do Adufg-Sindicato dialogam sobre universidade e carreira docente

18/05/2018

Ação do Mais Sindicato levou diretores para ouvir os anseios dos docentes e fortalecer o diálogo

 

O papel da universidade contra a LGBTfobia

17/05/2018

Evitar “brincadeiras” maldosas, professores adotarem o respeito e o acolhimento é um começo

MEC confirma: UFG será gestora da UFCAT e UFJ

17/05/2018

O reitor já havia adiantado e na última semana o MEC confirmou a informação

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás