últimas notícias

Notícias

Proifes - Federação leva pauta de reivindicações ao Ministério da Educação

Publicado em : 17/02/2017

Autor : Ascom Proifes Federação

 

O Proifes-Federação levou ao Ministério da Educação (Mec), nesta quinta-feira, 16, sua carta de apresentação, e uma pauta de revindicações, em reunião com a secretária executiva do ministério, Maria Helena Guimarães de Castro, em Brasília, Distrito Federal.

Estiveram presentes representando o Proifes-Federação o presidente, professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindicato), o vice-presidente e diretor de comunicação Flávio Silva (Adufg-Sindicato), o tesoureiro e diretor de aposentadoria e previdência, Nilton Brandão (Sinedutec-PR), o diretor de relações internacionais e diretor de políticas educacionais, Gil Vicente Figueiredo (Aufscar-Sindicato), e o membros do Conselho Deliberativo Lucio Vieira (ADUFRGS-Sindicato) e Roberto dos Santos Silva (Sindproifes), além de Leonardo Monteiro, presidente da Adufc-Sindicato.

No ofício entregue ao ministério (acesse aqui), o Proifes ressalta sua disposição ao diálogo "franco e honesto, desde que o mesmo se dê de forma recíproca, com disposição do governo de negociar e aceitar as justas e legítimas reivindicações dos docentes federais."

Neste sentido, Maria Helena recebeu a pauta de revindicação, e ressaltou sua disposição e do ministério ao diálogo e debate dos pontos propostos pelo Proifes. "Vocês são uma federação integrada pelas pessoas mais qualificadas das universidades e institutos federais, e por isso têm a obrigação de fazer o debate dos temas difíceis. Conto com sua contribuição para uma boa avaliação dos institutos superiores, na maneira de pensarmos o ensino superior para o futuro, a carreira, o financiamento e a obtenção de recursos, além da autonomia plena das universidades e institutos federais, algo que defendo".

Por sua vez, o presidente do Proifes, Eduardo Rolim, considerou a reunião positiva no sentido da retomada do diálogo. "Ainda não houve nenhuma proposta concreta, apenas uma promessa de debater os temas não salariais com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e com a Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica (Setec), em agenda a ser marcada em breve. As questões salariais, de acordo com a secretária, serão inicialmente levadas ao ministério do Planejamento."

Para o vice-presidente do Proifes, Flávio Silva, a reunião "foi extremamente positiva, pois mostrou que o governo está disposto a negociar, e na ocasião o Proifes pode explicitar ao ministério todos os avanços já conseguidos em negociações anteriores, e propor as bases de um próximo acordo, promovendo a valorização salarial e de carreira dos docentes de IFES e universidades federais. Foi importante também a sinalização do ministério em realizar em breve um novo encontro, já com alguns encaminhamentos referentes às revindicações hoje apresentadas."

Pauta de Negociação

Na Pauta de Revindicação, o Proifes destaca que "A Federação, após assinar com o Governo Federal acordos em 2007, 2008, 2011, 2012 e 2015, este último ainda em vigor (Acordo 19/2015 de 02/12/2015), espera que o atual governo mantenha uma prática de diálogo com os docentes, e que abra imediatamente Mesa de Negociação para dar conta da pauta e que se possa chegar a bom termo neste processo, de sorte que o produto deste processo negocial possa ser incluído no Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2018."

A Pauta de Negociação apresentada pelo Proifes-Federação (que você pode acessar aqui) foi dividida em quatro pontos: I. Cumprimento dos pontos pendentes do Acordo 19/2015, firmado pelo Proifes-Federação com o Governo Federal em 02/12/2015; II. Proposta de reajuste salarial  para a negociação de 2017, a vigorar em janeiro de 2018; III. Continuidade do processo de re-estruturação das Carreiras do MS e do EBTT; IV. Outras demandas.

 

Acesse aqui o Ofício

Acesse aqui a Pauta de Negociação

Remover Filtro

Campanha de vacinação contra gripe imuniza mais de 1.500 pessoas

26/04/2018

Neste ano o sindicato vacinou 605 pessoas a mais do que em 2017, no entanto houve uma procura maior pela vacina em função da alta circulação do vírus H1N1 no estado

Etapa estadual da Conape em Goiás ocorre nesta sexta-feira

25/04/2018

Adufg-Sindicato participa junto a diversos outros sindicatos e associações de classe vinculados à educação em Goiás

Associação Goiana da Síndrome de Williams completa dois anos de atividades

25/04/2018

A entidade disponibiliza diagnóstico genético, ações integrativas e encaminhamento para tratamentos clínicos

Sindicato responde carta aberta sobre evento do Grupo Travessia

25/04/2018

Resultado do sorteio da Sede Campestre para feriado do Dia do Trabalhador

25/04/2018

40 Adufg-Sindicato por Mindé Badauy: “Foi um período muito difícil, mas sinto falta”

25/04/2018

Professora foi a primeira presidente eleita do Adufg-Sindicato e responsável pela estruturação e por embates políticos

Estudante de Ciências Sociais é eleita presidente da UEE-GO

25/04/2018

Danny Cruz garantiu a presidência pela chapa “Prontos para a Batalha”

Fórum Goiano promove ação no Dia do Trabalhador

25/04/2018

Convite – Roda de conversa sobre a implantação da UFJ será na sexta-feira, dia 27/04

25/04/2018

O sindicado convida toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Jatai (UFJ) para uma roda de conversa com o reitor da UFG, Edward Madureira

PROIFES condena avanço da privatização e da mercantilização da educação básica no país

24/04/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás