últimas notícias

Notícias

Proifes - Federação leva pauta de reivindicações ao Ministério da Educação

Publicado em : 17/02/2017

Autor : Ascom Proifes Federação

 

O Proifes-Federação levou ao Ministério da Educação (Mec), nesta quinta-feira, 16, sua carta de apresentação, e uma pauta de revindicações, em reunião com a secretária executiva do ministério, Maria Helena Guimarães de Castro, em Brasília, Distrito Federal.

Estiveram presentes representando o Proifes-Federação o presidente, professor Eduardo Rolim (ADUFRGS-Sindicato), o vice-presidente e diretor de comunicação Flávio Silva (Adufg-Sindicato), o tesoureiro e diretor de aposentadoria e previdência, Nilton Brandão (Sinedutec-PR), o diretor de relações internacionais e diretor de políticas educacionais, Gil Vicente Figueiredo (Aufscar-Sindicato), e o membros do Conselho Deliberativo Lucio Vieira (ADUFRGS-Sindicato) e Roberto dos Santos Silva (Sindproifes), além de Leonardo Monteiro, presidente da Adufc-Sindicato.

No ofício entregue ao ministério (acesse aqui), o Proifes ressalta sua disposição ao diálogo "franco e honesto, desde que o mesmo se dê de forma recíproca, com disposição do governo de negociar e aceitar as justas e legítimas reivindicações dos docentes federais."

Neste sentido, Maria Helena recebeu a pauta de revindicação, e ressaltou sua disposição e do ministério ao diálogo e debate dos pontos propostos pelo Proifes. "Vocês são uma federação integrada pelas pessoas mais qualificadas das universidades e institutos federais, e por isso têm a obrigação de fazer o debate dos temas difíceis. Conto com sua contribuição para uma boa avaliação dos institutos superiores, na maneira de pensarmos o ensino superior para o futuro, a carreira, o financiamento e a obtenção de recursos, além da autonomia plena das universidades e institutos federais, algo que defendo".

Por sua vez, o presidente do Proifes, Eduardo Rolim, considerou a reunião positiva no sentido da retomada do diálogo. "Ainda não houve nenhuma proposta concreta, apenas uma promessa de debater os temas não salariais com a Secretaria de Educação Superior (SESu) e com a Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica (Setec), em agenda a ser marcada em breve. As questões salariais, de acordo com a secretária, serão inicialmente levadas ao ministério do Planejamento."

Para o vice-presidente do Proifes, Flávio Silva, a reunião "foi extremamente positiva, pois mostrou que o governo está disposto a negociar, e na ocasião o Proifes pode explicitar ao ministério todos os avanços já conseguidos em negociações anteriores, e propor as bases de um próximo acordo, promovendo a valorização salarial e de carreira dos docentes de IFES e universidades federais. Foi importante também a sinalização do ministério em realizar em breve um novo encontro, já com alguns encaminhamentos referentes às revindicações hoje apresentadas."

Pauta de Negociação

Na Pauta de Revindicação, o Proifes destaca que "A Federação, após assinar com o Governo Federal acordos em 2007, 2008, 2011, 2012 e 2015, este último ainda em vigor (Acordo 19/2015 de 02/12/2015), espera que o atual governo mantenha uma prática de diálogo com os docentes, e que abra imediatamente Mesa de Negociação para dar conta da pauta e que se possa chegar a bom termo neste processo, de sorte que o produto deste processo negocial possa ser incluído no Projeto de Lei Orçamentária para o ano de 2018."

A Pauta de Negociação apresentada pelo Proifes-Federação (que você pode acessar aqui) foi dividida em quatro pontos: I. Cumprimento dos pontos pendentes do Acordo 19/2015, firmado pelo Proifes-Federação com o Governo Federal em 02/12/2015; II. Proposta de reajuste salarial  para a negociação de 2017, a vigorar em janeiro de 2018; III. Continuidade do processo de re-estruturação das Carreiras do MS e do EBTT; IV. Outras demandas.

 

Acesse aqui o Ofício

Acesse aqui a Pauta de Negociação

Remover Filtro

Convocada assembleia extraordinária em Catalão - 04/04

28/03/2017

Encontro de mulheres criminalistas acontece nesta quarta-feira

28/03/2017

Olhar crítico e feminista sobre temas do Direito é o objetivo do evento

Sabadart é sucesso entre professores de Jataí

28/03/2017

Cerca de 125 pessoas participaram do evento

Workshop de Física reúne especialistas de diversas áreas

28/03/2017

Novos métodos serão discutidos para estimular e coordenar pesquisas.

“Precisaremos de mobilização para barrar a reforma da previdência” diz Rolim em entrevista

28/03/2017 Eduardo Rolim de Oliveira – Presidente PROIFES-Federação, em entrevista para a edição de jan/fev da revista ADverso, publicação da ADUFRGS-Sindical

O presidente do PROIFES-Federação, professor Eduardo Rolim de Oliveira, acredita que só a mobilização dos educadores pode reduzir o impacto da PEC 55, da extinção de direitos trabalhistas e da reforma da Previdência

Como a Reforma da Previdência atinge os (as) docentes

28/03/2017

Convocada assembleia extraordinária - 03/04

27/03/2017

A assembleia será no Espaço Cultural, de Lazer e Saúde do sindicato

Professor Ângelo Rizzo é homenageado em livro

24/03/2017

Pesquisa da UFG analisa os impactos da Reforma da Previdência Social

24/03/2017

Estudo concluiu que a proposta ameaça a economia de centenas de municípios

Confira a nova edição do Jornal do Professor

23/03/2017

Em reunião com Proifes-Federação secretária do Ministério da Educação afirma que o governo quer cobrar mensalidades das universidades públicas

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás