últimas notícias

Notícias

PROIFES se reúne com Conif para debater pautas de interesse do EBTT

Publicado em : 06/12/2017

Autor : Proifes-Federação

O PROIFES-Federação, representado por seus diretores Flávio Silva (ADUFG-Sindicato), Nilton Brandão (Sindiedutec-PR) e Valdemir Alves Junior (Sind-Proifes), reuniu-se nesta terça-feira, 5, com o presidente do Conselho Nacional das Insituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Franciso Roberto Brandão, com o vice-presidente Roberto de Almeida, com a diretora de relações institucionais, Maria Clara Schneider, e com o diretor financeiro Claudio da Rocha, na sede desta entidade, em Brasília.

A reunião, solicitada pelo PROIFES, teve o objetivo de debater pontos ainda pendentes do termo de acordo 19/2015, assinado pelo PROIFES com o governo federal, e transformado na Lei 13.325/2016, e de angariar apoio do Conif para temas de interesse dos docentes de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

O principal ítem da pauta foi a dispensa do controle de frequência dos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), em isonomia com os professores do Magistério Superior. Essa questão foi aprovada e ratificada através de pareceres emitidos pela Assessoria Jurídica do Ministério da Educação (CONJUR/MEC), Consultoria Jurídica Adjunta do Comando da Aeronáutica, e algumas procuradorias, como a do Instituto Federal de São Paulo e do Instituto Federal do Rio de Janeiro, em documentos apresentados ao Conif na reunião desta terça-feira. Os representantes do Conif mostraram-se favoráveis ao pleito do PROIFES, e se propuseram a solicitar uma reunião junto ao MEC para dar o encaminhamento deste tema.

Outros temas abordados na reunião foram os pontos ainda pendentes do Acordo 19/2015 que não foram incluídos na Lei 13.325/2016, como o fim da exigência de conclusão do estágio probatório para a promoção acelerada, adicional de difícil lotação, redefinição dos critérios de concessão do auxílio transporte, criação de programas de qualificação para os docentes, extensão do direito do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) a aposentados, dentre outros.

Os representantes do Conif se colocaram a disposição para discutir esses pontos, e redigir um documento conjunto com o PROIFES, a ser encaminhado ao governo. Na avaliação do diretor de assuntos sindicais do PROIFES-Federação, Valdemir Alves Junior, “esse trabalho conjunto entre PROIFES e Conif mostra que muitas das demandas das duas instituições são idênticas ou muito próximas, e vão de encontro ao desejo de crescimento e fortalecimento dos Institutos Federais e da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”.

Já o vice-presidente do PROIFES, Flávio Silva, salientou que “o PROIFES está a disposição para trabalhar com o Conif e demais entidades representativas do setor, com o objetivo de solucionar questões que afetem o desempenho dos docentes e das Instituições Federais de Ensino Superior”.  

Remover Filtro

Jataí terá atendimento jurídico no dia 27/11

20/11/2018

CD do PROIFES define bandeiras de defesa da Universidade Pública e do Estado Democrático de Direito

19/11/2018

Rosary Esteves expõe fotografias em mostra de artes e artesanato

19/11/2018

Renomada fotógrafa goianense escolheu os melhores trabalhos realizados ao longo do ano para expor

 

Primeiro dia de reunião do CD do PROIFES tem análise de conjuntura com deputada federal Erika Kokay

19/11/2018

Fórum Goiano discute calendário de mobilizações

19/11/2018

Encontro aconteceu na sede do Adufg-Sindicato na manhã desta segunda-feira, dia 19 de novembro, e definiu duas datas para mobilização e ato político ainda neste mês

 

Adufg-Sindicato protesta UFG em razão de equívoco na fórmula de cálculo da gratificação natalina e do terço constitucional de férias

19/11/2018

I Encontro Jurídico do Adufg-Sindicato acontece dia 5/12 (quarta)

16/11/2018

O evento, que acontece das 9h30 às 21h30, tem o objetivo de proporcionar o debate da categoria docente

Análise da conjuntura nacional é pauta principal de conselho de representantes

16/11/2018

Docentes ativos e aposentados se reuniram no Adufg na quarta-feira (14/11)

 

Baile celebra os 40 anos do sindicato em grande estilo

14/11/2018

Ingressos já estão disponíveis e sujeitos à lotação do espaço de festa. Vendas se encerram no dia 30 de novembro

A garantia constitucional da liberdade de cátedra

14/11/2018
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás