últimas notícias

Notícias

SBPC lança Observatório das Eleições 2018

Publicado em : 10/09/2018

Autor : Jornal da Ciência

 

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança nesta quinta-feira, 6 de setembro, o site “Observatório das Eleições 2018”, que reúne propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições, caso sejam eleitos.

O Observatório das Eleições 2018, o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com toda a comunidade científica nacional ao longo do primeiro semestre sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde.Dessas discussões, foram elaboradas propostas de políticas públicas, que foram reunidas no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, encaminhado a todos os candidatos das eleições deste ano.

A sessão “Compromisso dos Candidatos” é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Ao concordar com as proposições que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. A SBPC divulgará no Observatório o nome dos candidatos que concordarem com eles, sem menção a partidos.

Para os candidatos à Presidência da República, o Observatório publicará as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

“O nosso objetivo é divulgar amplamente as respostas dos candidatos para que a sociedade brasileira tome conhecimento desses posicionamentos, e possa cobrar esses compromissos nos próximos anos”, esclarece o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

O site também terá uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.

 

Remover Filtro

Nota de Esclarecimento

21/02/2019

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROPESSOAS) da Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou nota comentando o descumprimento da decisão liminar sobre pagamento do adicional de insalubridade

Insalubridade não será paga a professores pelo segundo mês

21/02/2019

Em decisão liminar, Justiça determinou retomada do pagamento indenizatório a professores expostos a riscos

Reservas para Sede Campestre no Carnaval serão definidas por sorteio

20/02/2019

Estreia nesta quarta a mostra O Amor, a Morte e as Paixões; Adufg-Sindicato é apoiador do evento

20/02/2019

O servidor na reforma da Previdência de Bolsonaro

20/02/2019

Sindicato alerta sobre tentativa de golpe para resgate de apólice

20/02/2019

Adufg-Sindicato terá sede própria em Jataí

19/02/2019

Adufg-Sindicato se reúne com docentes EBTT do CEPAE/UFG para discutir questões de carreira

19/02/2019

Um dos principais objetivos da reunião foi o de fornecer assessoria jurídica para o processo de “Reconhecimento de Saberes e Competências” (RSC)

Adufg-Sindicato sedia I Seminário do Fórum Goiano Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista

15/02/2019 Ascom Adufg-Sindicato

Previdência: proposta é de idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres, diz secretário

15/02/2019 Por Guilherme Mazui e Gustavo Garcia, G1 — Brasília

Período de transição previsto é de 12 anos. Presidente assinará proposta no dia 20

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás