últimas notícias

Notícias

SBPC lança Observatório das Eleições 2018

Publicado em : 10/09/2018

Autor : Jornal da Ciência

 

 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lança nesta quinta-feira, 6 de setembro, o site “Observatório das Eleições 2018”, que reúne propostas de políticas públicas da comunidade científica para educação, ciência, tecnologia e inovação e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com tais proposições, caso sejam eleitos.

O Observatório das Eleições 2018, o primeiro a se debruçar sobre as políticas para CT&I, dispõe para o público geral os resultados de discussões realizadas pela SBPC com toda a comunidade científica nacional ao longo do primeiro semestre sobre os desafios e necessidades de diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento do País, como CT&I, educação básica, graduação e pós-graduação, direitos humanos, comunicações e saúde.Dessas discussões, foram elaboradas propostas de políticas públicas, que foram reunidas no caderno “Políticas Públicas para o Brasil que Queremos”, encaminhado a todos os candidatos das eleições deste ano.

A sessão “Compromisso dos Candidatos” é dedicada a divulgar o posicionamento dos candidatos, ao Executivo e ao Legislativo, com respeito às proposições gerais sobre os temas mais diretamente ligados à comunidade científica e educacional brasileira.

Para os candidatos ao Senado e à Câmara dos Deputados, foi encaminhado o documento “Compromissos para candidatos ao Legislativo em defesa da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I)”. Ao concordar com as proposições que constam do documento, o candidato se compromete a atuar, durante seu mandato, em prol destes pontos no Congresso Nacional, caso seja eleito. A SBPC divulgará no Observatório o nome dos candidatos que concordarem com eles, sem menção a partidos.

Para os candidatos à Presidência da República, o Observatório publicará as manifestações sobre propostas da comunidade científica relacionadas aos temas Ciência, Tecnologia e Inovação; Educação Básica; Educação Superior e Pós-Graduação; Democratização da Comunicação; e Direitos Humanos, contidas no documento “Compromissos em defesa da CT&I, da Educação, do Desenvolvimento Sustentável e da Democracia no País”.

“O nosso objetivo é divulgar amplamente as respostas dos candidatos para que a sociedade brasileira tome conhecimento desses posicionamentos, e possa cobrar esses compromissos nos próximos anos”, esclarece o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

O site também terá uma sessão para divulgar os debates que a SBPC vem realizando com os presidenciáveis. Eles tiveram início em julho, durante a sua 70ª Reunião Anual, e seguem pelo período eleitoral.

Ainda sobre os presidenciáveis, o site disponibiliza ao público uma análise dos planos de governos protocolados por cada um deles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Observando como essas propostas atendem às reivindicações da comunidade científica que a SBPC levantou ao longo do primeiro semestre, investigamos o que os presidenciáveis planejam para a área de ciência, tecnologia e inovação.

Confira o “Observatório das Eleições 2018” da SBPC aqui.

 

Remover Filtro

Câmara Municipal de Jataí vota cessão de terreno para Adufg

19/09/2018

Decisão foi votada por unanimidade e deve ser publicada no Diário Oficial do Município nos próximos dias

 

Novos docentes, outros desafios

18/09/2018

Ex-presidentes Márcio Florentino e João de Deus relatam os problemas enfrentados por professores recém-chegados à UFG

Estilo de vida pode ser aliado ou inimigo da diabetes

17/09/2018

Nutricionista aponta que o tratamento da doença começa com a adequação à realidade de cada paciente

Relembrando a Mostra Milton Santos

17/09/2018

Evento multicultural promovido pelo Adufg-Sindicato marcou a UFG com convidados especiais e debates temáticos importantes

II Encontro Nacional do GT Direitos Humanos do PROIFES lançará campanha sobre violência contra a mulher. Faça sua Inscrição!

17/09/2018

Estão abertas as inscrições para Oficina de Nutrição Funcional do Mais Saúde

14/09/2018

A oficina faz parte da terceira edição do "Mais Saúde", que será realizada no dia 24/9 (segunda), a partir das 19h

Professor do ICB lidera artigo publicado na revista Science

14/09/2018

Publicação de alto impacto, liderada por um professor da UFG, qualifica pesquisa na universidade

Entidades debatem a Saúde em Goiás com candidatos ao governo na próxima quarta-feira, 19/9

14/09/2018

O evento é aberto ao público e ocorre a partir das 18 horas, na sede do Adufg-Sindicato.

CT&I é pauta de encontro com candidatos ao Governo de Goiás

13/09/2018

Durante o encontro, todos os políticos receberam a Agenda Goiás, elaborada pela SBPC

Uso do bambu é difundido em Goiás

13/09/2018

Até hoje, já foram descobertas seis novas espécies da planta e feitas várias doações para a comunidade promover o cultivo

voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás