últimas notícias

Notícias

UFG divulga nota oficial sobre possível paralisação no segundo semestre

Publicado em : 11/07/2019

Autor : Ascom Adufg-Sindicato


A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou ontem, 10, nota oficial na qual aborda a atual situação financeira da instituição. Neste material, a universidade destaca as tentativas de racionamento e de adequação diante dos sucessivos cortes de verba.


Porém, mesmo diante de tantos esforços, o bloqueio anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) ainda em abril torna insustentável a situação financeira da UFG. Segundo o comunicado, caso o bloqueio de 27 milhões de reais da universidade seja mantido, a paralisação total das atividades de ensino, pesquisa e extensão será inevitável.
 

 

Confira a nota na íntegra: 

 

"Manutenção do bloqueio do orçamento ameaça funcionamento da UFG

 

A Universidade Federal de Goiás, ao longo dos últimos anos, tem trabalhado para aperfeiçoar os instrumentos de gestão orçamentária e financeira de forma a garantir o funcionamento de suas atividades, buscando sempre maior eficiência e economicidade. Com o bloqueio de 30% do orçamento pelo governo federal no mês de abril, a UFG chegou ao fim do primeiro semestre de 2019 com severas dificuldades para a manutenção das atividades meio, como contratações e aquisições, porém preservando as atividades fins: ensino, pesquisa e extensão.


Logo após a divulgação do bloqueio orçamentário, as universidades federais iniciaram uma intensa mobilização para reverter esse quadro. Iniciamos o segundo semestre com bastante preocupação, visto não haver ainda qualquer sinalização por parte do Ministério da Educação quanto ao desbloqueio no orçamento das Universidades.
Distribuído de forma equânime entre os semestres, a dotação de cada ano é planejada pela equipe gestora da UFG de acordo com as necessidades contratuais e prioridades da instituição. Para os próximos seis meses, estariam reservados cerca de 39 milhões, metade do orçamento anual de custeio previsto em Lei para a UFG em 2019.


Desse montante, aproximadamente 27 milhões destinados ao custeio estão bloqueados, representando um déficit de 69% do orçamento previsto para o pagamento de serviços essenciais, como energia, água, segurança e limpeza, além do pagamento de parte das bolsas de ensino, pesquisa e extensão a alunos de graduação e de pós-graduação.


Considerando que o orçamento disponível (não bloqueado) não será suficiente para custear as despesas da instituição até o final do ano, novas medidas de racionamento e redução de serviços estão sendo analisadas e implementadas.
A Reitoria da UFG, de forma articulada com as demais universidades federais, com a Andifes e com entidades da sociedade civil e parlamentares, intensificará as ações junto ao Governo Federal para reverter esse quadro. Caso o bloqueio do orçamento persista, a UFG não terá como evitar a paralisação total de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, acarretando graves prejuízos à comunidade acadêmica e, consequentemente, à sociedade."

 

Fonte: SECOM/UFG

Remover Filtro

Goiânia sedia 2º Simpósio sobre a importância da mulher na construção de um parlamento democrático

20/09/2019

Evento reúne instituições de Goiás para discutir participação da mulher na política. Diretora do Adufg, Geovana Reis, integra o Simpósio 

Muito mais que uma carteirinha

20/09/2019

Artigo publicado por Iago Montalvão, presidente da UNE, na Folha de São Paulo

ADUFG e UFJ promovem Festival Todas As Artes, em Jataí

20/09/2019 Monique Arruda - Comunicação Adufg

Evento acontece de 19 a 21 de setembro e contará com shows de artistas renomados, oficinas, espetáculos teatrais e mostra de cinema 

Docentes da UFG recebem honraria da Câmara de Goiânia

19/09/2019

Solenidade aconteceu nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, no plenário da Casa

Ex-presidentes da Andifes lançam manifesto em defesa das universidades

18/09/2019

23 ex-dirigentes alertam que mais de 300 campi serão afetados se o bloqueio de recursos não for revertido 

ADUFG convoca para Assembleia Extraordinária

18/09/2019

Reunião falará sobre a paralisação nacional da educação nos dias 2 e 3 de outubro

ADUFG integra Assembleia Universitária da UFG

18/09/2019

Comunidade acadêmica discutirá sobre a situação orçamentária e o Programa Future-se no Centro de Eventos do Campus Samambaia 

ADUFG participa de debate na Câmara Municipal sobre a crise e os cortes de verbas da UFG

17/09/2019 Monique Arruda

Sessão foi proposta pelo vereador Anselmo Pereira e será realizada nesta quinta-feira (19). Na oportunidade, vários docentes e pesquisadores serão homenageados 

ADUFG protocola mandado de injunção para que docentes que tenham deficiência possam se aposentar de forma especial

16/09/2019

Em painel sobre Estado de exceção, Jacson Zilio fala sobre como o lawfare tenta conquistar a opinião popular

16/09/2019 Texto: José Abrão/ Fotos: Jean Souza (estagiário de Jornalismo)
voltar para página anterior
Adufg - Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás