Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/05/2018 - Saúde

Boa saúde digestiva melhora o funcionamento corporal

Boa saúde digestiva melhora o funcionamento corporal

O bem-estar e a qualidade de vida dependem diretamente de alimentação correta, equilibrada e com quantidade suficiente de nutrientes. Assim, o sistema digestivo desempenha papel relevante para mediar todo o funcionamento do corpo, sendo sua performance adaptável ao estilo de vida de cada pessoa.

Neste 29 de maio, Dia Mundial da Saúde Digestiva, as organizações de saúde chamam atenção para esse tema, que é rodeado por diversas vertentes. Pensando na importância e no interesse do assunto, a 2ª edição do “Mais Saúde”, que segue até junho, vai informar os(as) professores (as) a respeito de saúde digestiva e doenças gastrointestinais.

Cuidados

A saúde digestiva depende de dieta apropriada para quem sofre de algum tipo de condição clínica restritiva, como intolerância à frutose, lactose, síndrome do estômago irritável (sii) e constipação intestinal. Por essa razão que é importante entender as circunstâncias pelas quais o sistema digestivo do seu corpo atua, de forma a moldar uma alimentação mais coerente e específica.

O estresse durante a rotina de trabalho, bem como hidratação desregulada, pode comprometer e até mesmo agravar o funcionamento do aparelho digestivo. Para amenizar este cenário, é preciso entender se o seu intestino está desequilibrado, se apresenta algum quadro clínico que exige dieta restritiva e o que pode ser feito para reestabelecer a harmonia do aparelho intestinal.

Dieta pobre em fibras, com alto teor de açúcar e de alimentos processados, por exemplo, dificultam a digestão e prejudicam o ecossistema responsável por isso. As intolerâncias não detectadas ao glúten e/ou à lactose comprometem o funcionamento do corpo e causam reações como a distensão abdominal, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Além da saúde digestiva, o sindicato também está preparando uma programação especial sobre dois outros grandes temas: imunização e doação de sangue. Acompanhe nosso site e redes sociais para ficar por dentro das dicas de prevenção e promoção à saúde.