Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/09/2023 - Jornal do Professor

Nova sede do Adufg-Sindicato na cidade de Goiás segue estreitando laços com a comunidade acadêmica

Nova sede do Adufg-Sindicato na cidade de Goiás segue estreitando laços com a comunidade acadêmica

Pouco mais de dois meses após o início de suas atividades, a nova sede do Sin- dicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) na cidade de Goiás segue estreitando os laços com a comunidade acadêmica. A inauguração aconteceu oficialmente em junho. “Nosso maior objetivo é tornar o sindicato cada vez mais próximo de todos os filiados”, afirmou o presidente da entidade, professor Geci Silva.

Para diretora do campus da UFG na cidade de Goiás, professora Margareth Pe- reira, a presença do sindicato na cidade é referência para os professores. “Desejo que as relações entre docentes e o Adufg se intensifiquem”, diz. O apoio de uma força sin- dical em questões políticas, jurídicas e do cotidiano é posto como benefício pela diretora. “A presença do sindicato nos dá, com certeza, muito mais segurança”, resume.

Pensando em demandas específicas dos professores de Goiás, Margareth também destaca os que trabalham na cidade, mas moram em outros municípios, o que força um trânsito cotidiano. “Transporte, saúde, estadia, alimentação…são vários os setores da vida desse docente que o sindicato pode vir a ter atuação”, avalia.

A professora do curso de Educação no Campo, Alessandra Castro, ressalta alguns avanços que podem ocorrer com a chega- da do Adufg na cidade. Auxílio jurídico, atividades de lazer e atendimentos de saúde foram alguns exemplos citados. A docente avalia que os professores, agora, poderão conhecer todas as ações do sindicato na defesa da categoria. Ela garante, ainda, que existem espaço e demandas pela atuação da entidade.

Thiago Sant’Anna é professor do cur- so de Arquitetura no Câmpus Goiás e celebra a chegada do sindicato na cidade como forma de melhoria do diálogo com os docentes que atuam na região. “Uma experiência presencial vai na direção de contribuir para o fortalecimento dessas relações”, comemora.

O docente acredita que, para além do auxílio jurídico, dos atendimentos ligados à saúde e das cobranças com relação à estrutura da universidade: a união da classe com seu sindicato pode aprimorar a própria oferta e qualidade do ensino. Thiago acredita que a presença física do sindicato na cidade de Goiás seja fator que favoreça o crescimento da universidade como um todo.

Sant’Anna lança mão de uma com- paração. Uma outra universidade pública, com unidade na cidade de Goiás, possui três programas de pós-graduação, apesar do orçamento, estrutura e pessoal menores que o da UFG. Enquanto isso, o campus da UFG “não consegue ir para frente com um programa de pós-graduação”.

O professor acredita que o estreitamento de laços não representa apenas ganho para a categoria dos docentes, mas para a educação pública de forma geral.

A sede do Adufg na cidade de Goiás fica localizada na praça Dr. Tasso de Camargo, nº 07, nas salas 10 e 12, no centro. O horário de funcionamento é de segunda a sex- ta-feira, das 8h às 18h. Para sanar qualquer dúvida, é só entrar em contato pelo número (62) 99817-7213 ou pelo e-mail adufg. goias@adufg.org.br.