Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/09/2023 - Jornal do Professor

Roselma Lucchese e Cláudio Lopes Maia vencem consulta à comunidade acadêmica para a Reitoria da UFCat

Roselma Lucchese e Cláudio Lopes Maia vencem consulta à comunidade acadêmica para a Reitoria da UFCat

A professora Roselma Lucchese (como reitora) e o professor Cláudio Lopes Maia (como vice-reitor) venceram a consulta à comunidade acadêmica para a nova Reitoria da Universidade Federal de Catalão (UFCat). A votação foi realizada entre os dias 22 e 23 de agosto, por meio do SigEleição. Os dois integraram a Chapa 1 – “Diálogo e inovação: para uma UFCat inclusiva”. O Adufg-Sindicato compôs a Comissão Organizadora de Consul- ta (COC)

Roselma e Cláudio alcançaram 1.208 votos. Eles foram os escolhidos por 179 docentes, 94 técnicos-administrativos e 935 es- tudantes. A Chapa 2 – “Por uma UFCat forte: transparência, inclusão e democracia” obteve 590 votos, sendo 85 entre os docentes, 20 entre os técnicos-administrativos e 485 entre os estudantes. A chapa foi composta pelo professor Domingos Lopes da Silva Júnior como candidato a reitor e pela professora Ana Maria Gonçalves como candidata à vice-reitora.

A Comissão Organizadora de Consulta foi presidida por Jainer Diogo Vieira Matos, do Sint-Ifes. O Adufg-Sindicato foi represen- tado pelo 3º-vice-presidente da entidade, professor Ricardo Ribeiro de Moura, e pelo professor André Vasconcelos da Silva. “A consulta serve como forma de legitimar a von- tade da comunidade acadêmica. A participação e o engajamento de alunos, professores e técnicos representa a cidadania dentro da universidade”, avalia Ricardo, que é docente da UFCat.

Expecativas

Em entrevista ao Jornal do(a) Professor(a), Roselma e Cláudio afirmaram que colocaram seus nomes à disposição da con- sulta púlbica por já terem implantado projetos importantes no momento mais difícil já enfrentado pelas universidades federais. “Estivemos à frente da UFCat durante um governo que não nos apoiou. Passamos por diver- sas restrições financeiras, vivenciamos uma pandemia, mas, mesmo assim, temos uma universidade com avanços em várias áreas, principalmente nas políticas de assistência estudantil”, afirmou Roselma.

De acordo com a reitora, um dos principais desafios para os próximos anos é o combate à evasão. “É um problema grave que vem acontecendo na maioria das universidades do País. Garantir a permanência dos estudantes até que concluam seus cursos é uma das nossas principais metas”.