Notícias

Autor: José Abrão

Publicado em 04/08/2020 - Jornal do Professor

JP Online: Dados de monitoramento de dados da Covid-19 da UFG comprovam disparada de casos após flexibilização

Apesar de problemas na notificação, média móvel dos casos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde revelam crescimento vertiginoso

JP Online: Dados de monitoramento de dados da Covid-19 da UFG comprovam disparada de casos após flexibilização

O site Covid Goiás (https://covidgoias.ufg.br/) do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG) revela um crescimento vertiginoso de novos casos de Covid-19 em Goiás e especialmente em Goiânia desde a flexibilização das atividades.

Sob coordenação do professor Manuel Eduardo Ferreira, o site utiliza os dados divulgados pela própria Secretaria Estadual de Saúde para compor seus gráficos e históricos em relação à doença.

A principal média composta pelo site é a chamada média móvel: uma média flutuante com base nos últimos sete dias, alimentada pelos dados diários divulgados pela secretaria. Esta média revela um aumento no número de casos nos últimos 14 dias na capital que pode passar dos 80%.

“Pelo registro diário, percebemos que há um volume de novos registros bastante intenso e que tende a se intensificar com mais testes”, comenta Manuel, “infelizmente, o momento ainda é de curva crescente para todo o Estado. Isso demonstra que a doença está muito disseminada”.

O professor destaca que há algumas ressalvas. “A média móvel é composta pelos dados diários da secretaria estadual, que alimentam esta curva do Estado”, explica, “infelizmente, estes dados têm vindo com alguns solavancos. Há acúmulos de casos que são notificados, de repente, no mesmo dia, o que joga a curva pra cima. São casos retidos ou que tiveram uma confirmação tardia e que são jogados no dia seguinte”.

Ou seja, há alguns atrasos nas notificações do governo estadual que podem jogar os números para cima em certas datas.

Mesmo assim, a curva dos dados acumulados revela um crescimento acelerado e que segue acelerando: do final de maio até agora, o número de casos saltou de cerca de 3.000 em todo Estado para 70.243 até ontem (03/08).

“Eu encaro isso como um alerta”, disse Manuel, “o gráfico, com base nos dados publicados diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde, em que não interferimos, indica sim um crescimento nessa ordem [de 83%]”.

Projeções e ataques

Os professores Thiago Rangel, José Alexandre Felizola e Cristiana Toscano, que desenvolveram o modelo de projeção do contágio por coronavírus em Goiás e que propuseram a metodologia de isolamento social 14x14 ao governador, sofreram diversos ataques por veículos de imprensa conservadores e de pessoas nas redes sociais.

Os detratores acusaram os professores de divulgarem dados errados ou falsos, porém, os dados acumulados da média móvel não apenas confirmam as projeções dos pesquisadores, como evidenciam que a doença está longe de desacelerar no Estado.

“O que estamos vendo é que quando há flexibilização, se aumenta o número de transmissões, o que aumenta o número de óbitos”, comenta o professor Felizola, “este resultado é, infelizmente, esperado. Embora estes dados dependam de muita coisa e tenhamos dificuldade de ter os dados exatos, este padrão de crescimento é muito claro”.