Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 11/08/2020 - Jornal do Professor

JP Online: Governo Federal planeja corte de 18,2% no orçamento das universidades

O Governo Federal planeja um corte de 18,2% no orçamento das universidades federais para 2021, redução de 18,2% em relação ao orçamento aprovado para 2020.

O percentual será repassado a todas as áreas do Ministério da Educação. Nas universidades e institutos federais de ensino, a previsão de corte é de R$ 1 bilhão. O corte não inclui as despesas obrigatórias, como pagamento de pessoal.

Os valores estão no Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021, feito pelo Ministério da Economia e confirmado pelo MEC. O documento ainda deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional, antes da aprovação. Durante a tramitação, o valor poderá sofrer alterações.

O orçamento ainda precisa ser aprovado pelo Congresso, que deve ser votado no final do ano. "Como podemos confirmar hoje, os valores do orçamento das Universidades Federais para o ano de 2021 foram informados pelo MEC com uma substantiva redução linear de 18,2%. Com esses montantes fica patente que nenhuma instituição poderá cumprir suas finalidades de ensino, pesquisa e extensão no próximo ano, diz o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Edward Madureira, que é presidente da A ssociação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).