Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/08/2020 - Jornal do Professor

(JP Online) Ensino remoto: uso de imagens requer cuidados

(JP Online) Ensino remoto: uso de imagens requer cuidados

Em tempos de ensino remoto, professores e estudantes devem estar atentos. Afinal, o uso indevido de imagens pode causar diversos problemas, conforme constatado no parecer elaborado pela assessoria jurídica do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). “A utilização indevida sujeita o violador à responsabilização nas esferas civil e criminal.

Conforme explica o documento, há, ainda, uma terceira via de responsabilização: a administrativa. Regimentos de diversas instituições de ensino possuem previsões específicas sobre a questão. Na Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, são previstas duas penas: suspensão (em caso de plágio, total ou parcial) e desligamento (nos casos de dano ao patrimônio de terceiros decorrentes de ato praticado em área da universidade).

Ensino Remoto
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) acompanha atentamente a retomada de atividades acadêmicas por meio de ensino remoto nas três universidades federais localizadas em Goiás (UFG, UFJ e UFCAT). Diversas medidas serão realizadas para garantir que os direitos dos professores sejam cumpridos.