Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 31/08/2020 - Jornal do Professor

JP Online: Corte de orçamento pode inviabilizar serviços básicos que universidades oferecem à sociedade

JP Online: Corte de orçamento pode inviabilizar serviços básicos que universidades oferecem à sociedade

Caso o corte de 18,2% no orçamento das universidades federais seja efetivado, serviços básicos oferecidos à população, inclusive na área de saúde, podem ser inviabilizados. O alerta é feito pelo presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Flávio Alves da Silva. Ele destaca que o funcionamento de diversos hospitais universitários podem ficar comprometidos.

O presidente também ressalta que as universidades federais têm sido grandes aliadas da população no combate ao novo coronavírus (Covid-19). “Os efeitos da pandemia poderiam ser ainda piores se não fossem as pesquisas e outras ações da comunidade acadêmica. Mais do que nunca, as universidades deveriam ser valorizadas. Cortar o orçamento é um grande retrocesso.

O corte de 18,2% no orçamento das universidades está previsto no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2021. A proposta foi feita pelo Ministério da Economia e confirmada pelo Ministério da Educação.

Na última semana, o Adufg-Sindicato iniciou uma mobilização com o objetivo de evitar a redução orçamentária. Todos os canais de comunicação da entidade estão divulgando pautas sobre os impactos que as universidades podem sofrer com a aprovação do corte.