Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 08/09/2020 - Jornal do Professor

(JP Online): Apesar das dificuldades, UFG completa uma semana com aulas remotas

(JP Online): Apesar das dificuldades, UFG completa uma semana com aulas remotas

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o ensino remoto já é realidade em boa parte das instituições de ensino do Brasil. Em Goiás, as três universidades federais anunciaram a retomada das aulas de forma online. Apesar das dificuldades, na Universidade Federal de Goiás (UFG), por exemplo, o retorno aconteceu na última semana.

De acordo com o reitor da instituição, professor Edward Moreira Brasil, mesmo diante de todas as dificuldades que o ensino público tem enfrentado, as universidades públicas resistem e mostram sua força. Segundo ele, apesar de graves perdas de direitos, as instituições permanecem se posicionando.

Para que o retorno fosse possível, a UFG, em parceria com a Associação de Egressos e Egressas, lançou a campanha UFG ID – Solidariedade para Inclusão Digital. Um dos principais objetivos é arrecadar equipamentos eletrônicos para estudantes de baixa renda durante o período de aulas remotas. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) é parceiro da iniciativa.

Jataí e Catalão

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) também anunciou a retomada das aulas de forma remota. A instituição ofertará disciplinas de Núcleo Livre, comum e específico, tanto optativas quanto obrigatórias, Atividades Complementares (AC), Práticas como Componentes Curriculares, disciplinas de orientação, defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tudo isto mediante aprovação do Conselho Diretor de cada unidade acadêmica.

Os estudantes poderão cancelar disciplinas a qualquer momento enquanto durar o período de distanciamento social provocado pela pandemia. Não haverá prejuízo para os docentes e discentes que optarem em não ingressar na modalidade remota.

Na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), foi aprovada a resolução que dispõe sobre a regulamentação, em caráter excepcional, da oferta de componentes curriculares e outras atividades acadêmicas de forma não presencial e institui o Período Suplementar Excepcional (PSE) para o ensino de graduação, como soluções temporárias às consequências acarretadas pela Covid-19.


* Com informações do site da UFG