Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/10/2020 - Jornal do Professor

JP Online: Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG lança projeto com exposições virtuais no Instagram

JP Online: Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG lança projeto com exposições virtuais no Instagram

A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV-UFG) lançou nesta sexta-feira (16/10), o projeto Ocupa Virtual, que contará com exposições virtuais de diversos artistas. O objetivo da iniciativa é reduzir a lacuna deixada pelo fechamento por tempo indeterminado do espaço físico por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O projeto está disponível no Instagram (@galeriadafav).

O projeto é coordenado pelo professor Glayson Arcanjo de Sampaio, que, desde maio, planejava junto com alunos estagiários e monitores uma forma de ocupar as redes sociais do local. “A galeria é um projeto de formação artística ligada ao curso de Artes Visuais. Ainda não sabemos como lidar com a situação da pandemia, mas conseguimos encontrar o caminho virtual”, explica.

A primeira etapa segue até 30 de outubro com publicações do Projeto &, uma exposição coletiva dos artistas paulistanos Gabriel Pessoto, Maria Livman e Thais Stoklos. A exposição tem como tema central o matrimônio e o seu imaginário, com alguns trabalhos desenvolvidos especialmente para esta exposição online.

Aliás, Glayson chama atenção para o fato de que não é exatamente uma exposição, mas de fato uma ocupação. “Na galeria, fazemos exposições, mas, na internet, nós vamos abrir o canal para os artistas. Não é a galeria que vai postar o conteúdo, mas os próprios artistas. Entregamos as chaves para eles e eles fazem o que quiserem nesses 15 dias”.

O projeto vai começar com artistas que foram aprovados em edital para expor na galeria, mas não puderam por causa da suspensão das atividades. A ocupação é um caminho alternativo. Segundo o docente, a resposta inicial foi bastante positiva. “Muitas curtidas, muitos comentários. Vamos sentir como será a resposta”.

Outras duas ações de ocupação já estão previstas para novembro: Dançar a beira do Abismo, de Daniela Moura, prevista para o dia 5; e 50 Tons de Rouge, de Camila Moreira, para o dia 25.