Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 09/04/18 - Informes, Saúde

1º encontro do “Mais Saúde” apresenta novas modalidades de exercícios

1º encontro do “Mais Saúde” apresenta novas modalidades de exercícios

O Adufg realizou uma série de exercícios físicos na manhã do último sábado (07/04) para celebrar o Dia Mundial da Saúde. A ocasião também deu início ao “Mais Saúde”, que promove o bem-estar dos professores por meio de dicas de prevenção e tratamento de doenças oriundas da atividade docente, como problemas de voz, estresse e dor nas costas. O projeto é previsto para acontecer a cada dois meses e, nesta edição, introduziu novas atividades como zumba e dança circular com o objetivo de avaliar a possibilidade de implementá-las às modalidades do Espaço Saúde.

Ana Christina Kratz, diretora de convênios e assuntos jurídicos do sindicato, reforçou que, para evitar complicações no campo da saúde, é necessário trabalhar na direção da prevenção de doenças. “Eventos como esse enfatizam a coerência na avaliação de nossas atividades”, argumentou.

O “Mais Saúde” contou com a participação de 20 professores sindicalizados. A programação teve início às 8h da manhã com alongamentos para, assim, dar sequência às aulas de pilates, zumba, dança de salão e dança circular. Em pilates, a fisioterapeuta Érika Ferreira ensinou a melhorar o condicionamento respiratório e introduziu movimentos em que o corpo é o recurso principal. “O interessante é que essa modalidade não tem restrição. Tanto crianças como pessoas da melhor idade, por exemplo, podem participar”.

Em zumba, por intermédio do professor Lucas Portela, coreografias de músicas foram utilizadas à serviço da continuidade do movimento corporal. Alex Marinho e Elvis Augusto coordenaram a parte de dança de salão, e Maísa de Nazaré apresentou a dança circular, que recentemente se converteu em prática integrativa de saúde pelo SUS.

Os professores presentes participaram de todas as atividades e demonstraram interesse em continuar frequentando os próximos eventos do programa “Mais Saúde”.

“Eu pratico pilates e dança de salão [no Espaço Saúde] desde o início. Gostei bastante das atividades de hoje, principalmente as que envolvem música. Eu como professora da EMAC sei a importância da integração do corpo e da música para a saúde humana”, disse Elciene Spencieri de Oliveira, uma das inscritas. Mary Judy também participou e deu destaque à paz e harmonia interior que sentiu ao realizar as modalidades de exercícios, principalmente pilates. “Sem contar que esse momento de encontro é uma boa forma de se confraternizar saberes”, completou.

A próxima edição do “Mais Saúde” está prevista para acontecer no mês de maio com o seguinte tema: saúde digestiva.