Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/12/2022 - Na mídia, UOL

87 melhores escolas do país: por que Lula insiste no Ceará na chefia do MEC

87 melhores escolas do país: por que Lula insiste no Ceará na chefia do MEC

A indefinição entre os nomes de Camilo Santana ou Izolda Cela para o comando do MEC (Ministério da Educação) é apenas um pano de fundo de uma escolha já feita: o Ceará será modelo educacional pelo país no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Camilo recebeu o convite de Lula, mas indicou Izolda —que foi vice dele no governo estadual. O PT nacional, no entanto, pressiona para que o escolhido seja ligado ao partido.

Por que Ceará está na mira? A escolha do Ceará tem a ver com os bons resultados do estado na educação básica, como a melhor nota do Ideb 2021. O estado desenvolveu políticas públicas como a ampliação de repasse de recursos por meio do ICMS a municípios que tenham melhor desempenho na área. Todos os 184 municípios têm convênio com o estado e atuam de forma colaborativa. A ideia é que, até 2026, todas as escolas públicas sejam em tempo integral.

Os avanços da educação cearense: O estado criou o PAIC (Programa de Alfabetização da Idade Certa) e avançou nos índices regionais e nacionais; O modelo aplicado integra material didático, formação de professores e avaliação de aprendizagem; Em 2019, 77 escolas públicas do Ceará ficaram entre as mais bem ranqueadas do país em uma lista com cem unidades; em 2022 o número saltou para 87; Há prêmios aos estudantes que tiram as maiores médias --as premiações vão de notebook à gratuidade de CNH; Os avanços iniciaram em Sobral, quando Izolda foi secretária, e depois levou o modelo para o estado --replicando para todas as cidades do Ceará.