Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/07/2023 - Na mídia, Revista Fórum

Lula tem oportunidade histórica de acabar com pensões de filhas de militares

Lula tem oportunidade histórica de acabar com pensões de filhas de militares

Enquanto busca estabelecer pontes com quadros das Forças Armadas, aparelhada durante o governo Jair Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem em suas mãos uma oportunidade histórica de acabar com uma das maiores mamatas mantida por militares, que lesa em milhões de reais - em 2020, o custo das pensões a viúvas, filhas e filhos de militares chegou a R$ 582 milhões.

Nesta quarta-feira (5), a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado enviou à Presidência da República um parecer sobre uma consulta pública feita pelo e-Cidadania em que 57.392 brasileiros apoiam o fim das pensões.

Pela legislação, proposição que somem o apoio de mais de 20 mil em um intervalo de 4 meses sejam apreciadas pela Casa.

O parecer, relatado pelo bolsonarista Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou, no entanto, que um projeto para acabar com as pensões deve partir da própria Presidência, que pode optar se elabora ou não um projeto sobre o tema.

Na casa não há nenhum projeto que trate do tema e agora caberá a Lula decidir se envia ou não uma proposta a ser votada.

A base governista, no entanto, vê uma pegadinha de Viana e de bolsonaristas para tentar minar a tentativa de aproximação de Lula dos militares.