Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 30/04/2025 - Na mídia, Sint-IFESGO

Entidades realizam Conferência Livre de Saúde dos Servidores das IFES

Entidades realizam Conferência Livre de Saúde dos Servidores das IFES

Nesta terça-feira (29), o Sint-IFESGO realizou a Conferência Livre de Saúde dos Servidores e Servidoras das Instituições Federais de Ensino em Goiás na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (ADUFG). O evento contou com a participação de servidores dos institutos e universidades federais, além da orientação do Conselho Estadual de Saúde. As Conferências Livres em Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras têm como função elaborar políticas públicas ouvindo as propostas das bases sociais nos locais de trabalho com vistas à construção da Conferência Nacional, a ser realizada em agosto, em Brasília.

O professor Geci Silva, presidente do ADUFG, fez uma saudação inicial cumprimentando as e os participantes. Ele ressaltou a importância da iniciativa da Conferência e deu as boas-vindas aos servidores que participaram virtual e presencialmente. Também cumprimentou as e os conferencistas, o Coordenador geral do Sint-IFESGO, Fernando César Mota, a psicóloga e conselheira estadual de saúde, Heloiza Massanaro, a economista e diretora de atenção à saúde dos servidores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Galba Cristina e o Gestor do o SIASS do IFG/IFGoiano, Mario Raimundo, engenheiro de segurança do trabalho.

Após a abertura, deu-se início a uma fase de exposições que tiveram como função primordial informar às servidoras e aos servidores sobre as principais causas de adoecimento e de afastamento do trabalho nas diferentes instituições. Heloiza Massanaro retomou a palavra para fazer uma ampla exposição sobre a Política Nacional de Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras e apresentou as orientações básicas para o encaminhamento de diretrizes e propostas necessárias à consequente participação das delegadas e dos delegados na etapa nacional.

Em seguida, Ana Lúcia, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde do Trabalhador da DASS/UFG, apresentou dados sobre as causas de adoecimento e afastamento dos servidores da UFG, ressaltando as diferenças entre docentes e técnicos administrativos, principalmente os do Hospital das Clínicas. Fechando ciclo de exposições, o gestor do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) apresentou os dados relativos à saúde dos servidores do Institutos Federais, o IFG e o IF Goiano.

Foram retomadas e sintetizadas as propostas colhidas na pré-conferência das universidades, com foco em cada instituição. Galba Cristina, apresentou a síntese do que foi elaborado nas universidades e a médica e servidora do IFG, Paula Figueiredo, apresentou as propostas colhidas na pré-conferência dos Institutos Federais.

Por fim, a reunião discutiu quem seriam as delegadas e os delegados para representarem os servidores das IFE em Goiás na Conferência Nacional, garantindo a representação das todas as instituições. Por consenso, as e os conferencistas apontaram delegadas e delegados das universidades e as e os representantes do IFG e o IF Goiano, bem como das entidades sindicais.

A Conferência Livre de Saúde dos Servidores das IFE foi encerrada com agradecimentos aos participantes e com convite para o evento do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, a ser realizado em Goiânia, dia 1º de maio, próxima quinta-feira, na Praça do Trabalhador, a partir das 8 horas da manhã. Participe!