Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/11/2022 - Cultura e eventos

Novembro Negro: Adufg-Sindicato exibe filme Infiltrado na Klan e promove debate sobre o protagonismo negro no cinema

Novembro Negro: Adufg-Sindicato exibe filme Infiltrado na Klan e promove debate sobre o protagonismo negro no cinema

O filme “Infiltrado na Klan” será exibido na próxima sexta-feira (11/11), às 18 horas, no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato). A iniciativa faz parte da programação do Novembro Negro, que tem como principal objetivo prestigiar produções e protagonismos negros no cinema. Após o filme, será realizado um debate, que contará com o secretário Estadual da Negritude Socialista Brasileira, professor Domingos Barbosa do Santos (Dumas), e a 1ª vice-presidenta do Adufg, professora Luciene Dias.

Ambientado em 1978, o longa de Spike Lee acompanha o plano do policial negro Ron Stallworth (John David Washington) de se infiltrar na Ku Klux Klan (KKK) local. Inicialmente, ele se comunica com os outros membros do grupo que defende a supremacia dos brancos por telefonemas e cartas e, quando precisa estar fisicamente presente, envia um colega policial branco (interpretado por Adam Driver) no seu lugar.

Depois de meses de investigação, Ron se torna uma figura de projeção no grupo, sendo responsável por sabotar uma série de crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Ele ainda conta com a parceria de Patrice (Laura Harrier), uma militante radical por quem Ron se apaixona. Infiltrado na Klan é inspirado no livro autobiográfico de Ron Stallworth publicado no Brasil com o mesmo título do filme.

Novembro Negro
Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para atividades que inspiram a luta da população negra, além de ressaltar a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil.
Além da programação da próxima sexta-feira, serão exibidos em Goiânia os filmes “Medida Provisória”, no dia 18; e “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”.

Jataí e Catalão também receberão o projeto em suas sedes, com a exibição e debate do filme “Sementes: Mulheres Pretas no Poder”. Em Jataí, será nesta segunda-feira (07). Em Catalão, a atividade será no dia 28 de novembro, também na segunda-feira.