Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/11/2022 - Cultura e eventos

Adufg exibe filme “Infiltrado na Klan” e promove debate sobre protagonismo negro no cinema

Atividade fez parte da programação do Novembro Negro

Adufg exibe filme “Infiltrado na Klan” e promove debate sobre protagonismo negro no cinema

Como parte da programação especial do Novembro Negro, foi exibido na última sexta-feira (11/11), no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), o filme “Infiltrado na Klan”. Após a exibição, foi realizado um debate sobre a produção e o protagonismo negro no cinema, com participação do secretário Estadual da Negritude Socialista Brasileira, professor Domingos Barbosa do Santos (Dumas), e da 1ª vice-presidenta do Adufg, Luciene Dias.

A exibição de filmes durante o mês de novembro tem como principal objetivo prestigiar produções e protagonismos negros no cinema. Para a professora Luciene Dias, a iniciativa é uma forma de afirmar o Sindicato como ativo na luta antirracista. “Nós estamos extremamente felizes com o desenvolvimento do projeto Novembro Negro. É uma forma do Adufg-Sinidcato marcar o seu lugar e afirmar-se como sindicato antirracista.”, declarou.

O convidado da noite, professor Dumas, também destacou a importância da realização de ações voltadas para a causa antirracista, principalmente durante o Novembro Negro. “Quando uma instituição com a envergadura que tem o Adufg propõe uma iniciativa neste sentido é muito importante porque significa que nós podemos ter lugar de fala e combater todas as formas de racismo.”, explicou.

Novembro Negro
Em razão do Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), o mês de novembro tornou-se referência para realização de atividades que inspiram a luta da população negra e que ressaltam a importância de discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no Brasil. Na próxima sexta-feira (18), o Adufg-Sindicato exibe o filme “Medida Provisória”.