Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 15/02/2023 - Atuação política e sindical, Notícias

Reunião entre Proifes-Federação e Andifes discute autonomia universitária, fim da lista tríplice na escolha de reitores e recomposição orçamentária das universidades

Na ocasião, foi definida a criação de um grupo de trabalho para continuar as discussões

Reunião entre Proifes-Federação e Andifes discute autonomia universitária, fim da lista tríplice na escolha de reitores e recomposição orçamentária das universidades

O presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Geci Silva, participou na terça-feira (14/02), em Brasília, de reunião entre dirigentes da Proifes-Federação e representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Um dos principais objetivos foi apresentar a pauta emergencial das entidades sindicais e os pontos em comum entre as duas entidades.

A apresentação de um projeto para regulamentar a autonomia universitária foi uma das questões abordadas. Os participantes também discutiram a viabilidade do fim da lista tríplice para a escolha de reitores. A ideia é que o nome escolhido pela comunidade acadêmica seja o único enviado à Presidência da República.  “Tivemos uma boa reunião. Essa parceria pode ser frutífera para nos ajudar no caminho de reconstrução da educação pública brasileira”, avaliou o presidente da Proifes, professor Nilton Brandão.

Os representantes das duas entidades destacaram, ainda, a importância de recuperar o orçamento das universidades federais. Foi definido, ainda, que será criado um grupo de trabalho para continuar o debate de todas as questões discutas neste primeiro encontro. “A Andifes se identifica com a grande maioria dos temas apontados na pauta emergencial e nos prontificamos a ajudar nas reivindicações junto ao Governo Federal”, garantiu o presidente da entidade, professor Ricardo Fonseca.

Pela Proifes, também participaram da reunião o secretário Lúcio Vieira, o diretor de Políticas Educacionais, Carlos Alberto Marques, a diretora de Assuntos Educacionais do EBTT, Rosângela Oliveira, além dos membros do Conselho Deliberativo da Federação, Osvaldo Negrão e Ana Maria Trindade. Pela Andifes, estiveram presentes Alfredo Gomes, Dácio Matheus, Marcele Pereira – que são vice-presidentes da entidade -, além do secretário-executivo, Gustavo Balduíno.