Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/02/2023 - Atuação política e sindical

Governo Federal diz que reajuste para servidores pode chegar a 9% nos salários e 44% no vale-alimentação

Proposta deve valer para 2023; Para os demais anos, reajuste será negociado de forma específica com cada categoria

Governo Federal diz que reajuste para servidores pode chegar a 9% nos salários e 44% no vale-alimentação

O Governo Federal informou que dispõe de R$ 11,2 bilhões para o reajuste de salários e benefícios dos servidores públicos. A informação foi repassada nesta quinta-feira (16/02), pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, durante reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente.

Na ocasião, o representante do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, afirmou que o acumulado do reajuste deve conter os seguintes índices: se for concedido em março, será  de 7,8%. Se a concessão ocorrer em abril, será de 8,5%; Mas, se o aumento for concedido em maio, será de 9%. As entidades teriam que escolher uma das três propostas. Em qualquer uma delas, o aumento do vale-alimentação deve ser de 44%.

A proposta do governo deve valer somente para 2023. A partir do próximo ano, o reajuste deve ser discutido em reuniões específicas com cada categoria de servidores. “Vamos continuar lutando para que nossa demanda seja atendida. Nossas perdas salariais ultrapassam 40%”, afirma o diretor administrativo do Adufg-Sindicato e tesoureiro da Proifes-Federação, professor Flávio Silva, que participou da discussão.

Segundo Flávio, o Governo Federal demonstrou que reconhece a defasagem dos salários dos servidores. “A atual gestão deixou claro que entende o quanto perdemos nos últimos anos. O governo também deixou claro que reconhece a necessidade de equiparar nossos benefícios aos que são oferecidos aos servidores dos demais poderes”, ressalta.

Uma nova reunião deve ser realizada até o fim de fevereiro. Nela, o governo deve apresentar um documento formal com sua proposta.