Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/02/2023 - Atuação política e sindical

Proifes-Federação pede que Governo Federal aumente a proposta de reajuste salarial dos servidores públicos

Entidade ressalta que o percentual de 7,8% é insuficiente para conter as perdas salariais, que já ultrapassam a casa de 40%

Proifes-Federação pede que Governo Federal aumente a proposta de reajuste salarial dos servidores públicos

A Proifes-Federação, entidade na qual o Adufg-Sindicato é filiado, pediu nesta terça-feira (28/02), que o Governo Federal aumente a proposta de reajuste salarial dos servidores públicos. O documento foi entregue ao secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público, Sérgio Mendonça.

O ofício aponta, entre outras questões, que o índice de 7,8% proposto pelo Governo Federal é insuficiente, uma vez que os servidores acumulam prejuízos nos últimos anos. Especificamente em relação à categoria docente, as perdas salariais são de 41,14%.

No documento, a entidade também classificou como positivo o índice 43,6% no vale-alimentação, mas pediu que o mesmo percentual seja aplicado a outros auxílios, como pré-escolar e saúde. A Proifes solicitou, ainda, que os recursos que serão usados para o reajuste dos benefícios não sejam retirados da verba de pessoal.

Também foi pedido que o Governo Federal se comprometa, em caráter imediato, com relação à previsão orçamentária de 2024 para que haja recuperação das perdas históricas dos servidores. Por fim, a Proifes solicitou que o governo promova a abertura das mesas setoriais de negociação para que pautas específicas de cada categoria sejam solucionadas.

Após ouvir o posicionamento das entidades, representantes do governo anunciaram que uma nova proposta será apresentada até sexta-feira, dia 3, e uma nova rodada da Mesa de Negociação Permanente será agendada para dia 7 de março.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.