Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 20/03/2023 - Atuação política e sindical

Após consultar a categoria docente, Proifes anuncia ser favorável à proposta de reajuste salarial de 9%

Documento com aceite está vinculado à necessidade do início imediato das negociações das mesas setoriais da Educação

Após consultar a categoria docente, Proifes anuncia ser favorável à proposta de reajuste salarial de 9%

A Proifes-Federação encaminhou nesta segunda-feira (20/03), ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o posicionamento da categoria docente em relação à proposta de reajuste salarial do Governo Federal. No documento, a entidade afirma que é favorável ao reajuste de 9% nos salários, com pagamento a partir do mês de maio, e aumento de R$ 200 no vale-alimentação.

O posicionamento da Proifes tem como base consultas realizadas pelos sindicatos federados aos seus filiados na última semana. No Adufg-Sindicato, por exemplo, a proposta foi respaldada por 83,28% dos votantes. Na consulta eletrônica da entidade sindical goiana, os participantes contrários à proposta somaram 16,42%. Somente um docente se absteve na votação.

Nas assembleias e consultas eletrônicas realizadas pelos sindicatos filiados à Proifes, a proposta do governo foi aceita. Contudo, as entidades destacaram o pouco avanço em relação à proposta inicialmente formulada.

No documento enviado ao secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, a diretoria da Proifes reforçou que o aceite da proposta está vinculado ao início imediato das negociações das mesas setoriais da Educação para tratar de questões orçamentárias para recomposição das perdas salariais dos docentes, que já ultrapassam 42%.