Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 19/04/2023 - Atuação política e sindical

Em Brasília, Observatório do Conhecimento apresenta propostas de melhorias no Programa Nacional de Assistência Estudantil

Documento foi levado a deputados federais que atuam na área de Educação

Em Brasília, Observatório do Conhecimento apresenta propostas de melhorias no Programa Nacional de Assistência Estudantil

Representantes do Observatório do Conhecimento iniciaram na quarta-feira (18/04), em Brasília, uma série de visitas a deputados federais com atuação na área de Educação. Um dos principais objetivos foi apresentar o relatório sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O diretor financeiro do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), professor Romualdo Pessoa, participou das atividades.

O grupo visitou os gabinetes dos deputados Ana Pimentel (PT-MG), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Alice Portugal (PCdoB). O levantamento do Observatório do Conhecimento foi realizado junto às Pró-Reitorias responsáveis pela implementação do PNAES nas universidades.

Entre as medidas propostas pelo Observatório do Conhecimento estão: transformar o PNAES em política de Estado; recompor o orçamento do programa para valores reais de 2019; universalizá-lo para todos os estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio; garantir um valor mínimo para as bolsas, atrelado ao salário mínimo estadual e reajustá-las anualmente com base no IPCA; e criar uma modalidade do Programa Minha Casa Minha Vida para a construção de moradias estudantis.

Atuação
O Observatório do Conhecimento é uma rede formada por sindicatos e associações de docentes de diferentes estados brasileiros, entre eles o Adufg-Sindicato, além de parceiros nas áreas de educação, ciência e pesquisa. A rede atua em articulações na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, bem como da liberdade acadêmica.