Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 26/04/2023 - Atuação política e sindical

Congresso Nacional aprova projeto de reajuste salarial aos servidores públicos federais

Congresso Nacional aprova projeto de reajuste salarial aos servidores públicos federais

Em sessão conjunta entre Senado e Câmara dos Deputados, foi aprovado nesta quarta-feira (26/04), o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 02/2023, que viabiliza a concessão do reajuste de 9% aos servidores públicos federais a partir de maio. A matéria segue para sanção do Governo Federal.

Especificamente em relação aos professores das universidades federais, a última negociação salarial foi feita em 2015, na gestão da ex-presidenta Dilma Rousseff. Na época, foi feito um acordo, que teve duração até 2017.

Segundo o diretor administrativo do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e tesoureiro da Proifes-Federação, professor Flávio Silva – que participou das mobilizações realizadas nos últimos meses, em Brasília -, o reajuste é um passo importante. No entanto, ele alerta que os sindicatos precisam iniciar a mobilização para o próximo ano. “O último governo nem mesmo nos recebeu para tratar da questão salarial. Consideramos um avanço, mas deixamos claro que é preciso que haja, desde já, uma grande mobilização para a campanha salarial de 2024”, avalia.

O presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, também ressalta a importância do reajuste, apesar de estar distante das perdas acumuladas. “Com a aprovação do projeto, será possível que os servidores recebam a recomposição. Vamos continuar acompanhando a questão atentamente”, afirma. Segundo ele, é preciso que o movimento sindical continue a cobrança para que o governo instale as mesas setoriais de negociação e faça a revogação de atos que prejudicam os servidores e o serviços públicos como um todo.