Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/04/2024 - Atuação política e sindical

A pedido da Proifes-Federação, governo anuncia a instalação da Mesa Setorial Permanente de Negociação do MEC com a categoria docente

A pedido da Proifes-Federação, governo anuncia a instalação da Mesa Setorial Permanente de Negociação do MEC com a categoria docente

Atendendo ao pedido da Proifes-Federação, entidade à qual o Adufg-Sindicato é filiado, a Secretaria de Educação Superior (Sesu) anunciou a realização da primeira reunião da Mesa Setorial Permanente de Negociação do Ministério da Educação (MEC) com entidades representativas da categoria docente. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (04/04), um dia após a reunião da entidade sindical com representantes da pasta.

Um dos principais objetivos é garantir uma discussão mais efetiva das questões que envolvem a carreira do Magistério Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). A primeira reunião será realizada na próxima quinta-feira (11), às 10 horas, na sede do MEC, em Brasília. No documento, o secretário executivo da Sesu, Gregório Durlo Grisa, ressalta que “compete à Mesa Setorial organizar o debate em torno das pautas apresentadas pelas bancadas e dar encaminhamento às tratativas coletivas de caráter específico, sem impacto orçamentário”, e que “poderá encaminhar proposta ao MGI [Ministério da Gestão] para abertura de mesa específica ou temporária, no caso das demandas que tenham impacto orçamentário, sem prejuízo da iniciativa das entidades em apresentar suas pautas”.

Para o presidente do Adufg-Sindicato e diretor de Assuntos Educacionais do Magistério Superior da Proifes, professor Geci Silva, a criação do ambiente específico para discussão da carreira docente é um grande passo. “É um avanço considerável nas negociações com o governo. Por meio do diálogo e da mobilização, esperamos fazer com que o governo apresente uma proposta de reajuste salarial”, avalia.