Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 02/05/2022 - Notícias

Em defesa dos trabalhadores, Adufg-Sindicato marca presença no ato “1º de Maio Unificado”

Mobilização foi organizada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania

Em defesa dos trabalhadores, Adufg-Sindicato marca presença no ato “1º de Maio Unificado”

O Dia do Trabalhador foi marcado pela luta em defesa dos direitos. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participou, neste domingo, do ato “1º de Maio Unificado”, na Praça do Trabalhador, em Goiânia. A mobilização foi organizada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania e reuniu centrais sindicais, movimentos sociais e populares.

Juntos, os participantes levantaram as bandeiras do ato, que pediam por emprego, direito, democracia e vida. “Se antes essa data era motivo de comemoração, hoje, não podemos dizer o mesmo. É um dia de irmos à luta, diante de tantos ataques vindos do Governo Federal contra os trabalhadores do setor público e privado. É momento de mostrarmos nossa força e descontentamento com a atual situação. Principalmente em um ano decisivo, demonstremos o poder que tem a união da classe trabalhadora tem”, destacou o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, durante o evento.

Na ocasião, também houve protesto em defesa da reposição emergencial de 19,99% para todos os servidores públicos. Já são cinco anos sem reajuste e o governo Bolsonaro-Guedes segue sem aceitar nenhuma negociação. Além disso, os professores das universidades federais já têm perdas inflacionárias de mais de 40%.

Com um vasta programação até às 18 horas, o ato contou, ainda, com apresentações culturais/musicais, oficinas de dança, espaço destinado às crianças e distribuição de lanches. Foram montadas tendas para cortes de cabelo, distribuição de mudas de plantas do Cerrado, emissão e regularização do título de eleitor, além de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial e medição de saturação de oxigênio no sangue e orientações para o controle de dengue nas residências.