Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 06/05/2022 - Notícias

Docentes da UFG são homenageadas pela Câmara Municipal de Goiânia

Sessão homenageou geriatras e especialistas em Gerontologia do Estado de Goiás

Docentes da UFG são homenageadas pela Câmara Municipal de Goiânia

Quatro professoras da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram homenageadas na última terça-feira (03/05), na Câmara Municipal de Goiânia, em Sessão Especial de Homenagem aos Geriatras e Especialistas em Gerontologia do Estado de Goiás. São elas: Ruth Losada (Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública), Erika Silveira (Faculdade de Medicina), Valéria Pagotto (Faculdade de Enfermagem) e Cláudia Zanini (Escola de Música e Artes Cênicas). A Iniciativa foi do vereador Edgar Duarte Gomes, juntamente com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção Goiás.

A gerontologia é o campo de estudo do processo de envelhecimento humano, nas suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual, que abarca profissionais de diferentes áreas, como fisioterapia, enfermagem, nutrição, entre outros. A homenagem é um reconhecimento público pelos serviços das docentes prestados à sociedade goiana.

“A homenagem é algo importante, pois traz reconhecimento e valorização ao nosso trabalho de tantos anos. Isso nos impulsiona a seguirmos firmes no trabalho voltado à saúde do idoso e ajuda a incentivar outros profissionais de saúde a ingressarem na área”, avalia a professora Erika Silveira.

Desde 2007, ela atua com pesquisas na área e já formou recursos humanos de alta qualidade, com mais de 20 mestres e doutores. Além disso, produziu inúmeras pesquisas e artigos publicados em revistas internacionais. “Meu enfoque tem sido a obesidade e risco cardiovascular em idosos, incluindo risco de mortalidade, bem como estudos na área de composição corporal, antropometria, força muscular, funcionalidade e sarcopenia”, reforça Erika, que tem as professoras Ruth e Valéria como parceiras de pesquisa.